
A Prefeitura de Mogi das Cruzes intensificou as ações de abordagem e acolhimento às pessoas em situação de rua, dentro da Operação Inverno. O trabalho, realizado pelas equipes do Serviço de Abordagem Social e do Consultório na Rua, começou na Praça Antônio Batalha, no bairro do Shangai, e se estendeu a diversos pontos da cidade. A prefeita Mara Bertaiolli e o vice-prefeito Téo Cusatis acompanharam as ações na noite de quarta-feira (25).
Durante a operação, as equipes percorreram locais como os Terminais Estudantes, Geraldo Scavone e Central, Teatro Vasques, Largo do Carmo, Largo São Benedito, Praça da Matriz, Largo do Rosário, Praça do Totó, Rua Casarejos e a Avenida Francisco Rodrigues Filho. Além do acolhimento social, a população em situação de rua recebeu atendimento médico, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites, orientação sobre ISTs e vacinação.
“Estamos aqui porque acreditamos que cada vida importa. O cuidado com essa população deve ser humano, acolhedor e contínuo”, afirmou a prefeita. Já o vice-prefeito Téo Cusatis destacou a parceria entre Saúde e Assistência como essencial para garantir um atendimento integral.
A secretária de Saúde, Rebeca Barufi, reforçou que a ação busca mais do que o cuidado médico: “Queremos oferecer acolhimento, orientação e oportunidades de recomeço”. As equipes sociais também trabalham na conscientização e encaminhamento de pessoas para os serviços de acolhimento da cidade.
O atendimento está sendo realizado em horário estendido, das 7h às 22h, com equipes de sobreaviso em casos de emergência. A referência para a população em situação de rua é o Centro POP, no Mogilar, que oferece atendimento técnico e orientação individual e em grupo.
A população pode colaborar acionando o Centro de Abordagem Social pelo WhatsApp (11) 99827-0909.














