
A prefeita Mara Bertaiolli anunciou o tenente-coronel Reinaldo de Almeida do Nascimento como presidente do Cresamu – Consórcio Regional do Samu, conforme já havia adiantado a Vanguarda, no mês passado. Ela fez o anúncio na manhã desta segunda-feira (20/01), durante uma vistoria nas quatro novas ambulâncias entregues ao Município.
O novo presidente do Cresamu é tenente-coronel da reserva do Corpo de Bombeiros no Estado de São Paulo, tendo servido à Corporação por 30 anos. É formado em Direito, Engenharia Civil, Ciências Policiais e Segurança Pública; especialista em Direito Penal Militar e em engenharia de Segurança do Trabalho, mestre em Ciências Policiais e de Segurança Pública.
Possui curso de Bombeiros para Oficiais; cursos de especialização em atendimento à grandes emergências; de Salvamento Veicular com estágio no Corpo de Bombeiros da cidade de Gerlden na Alemanha; diversos cursos de especialização para atendimento a incêndios, buscas em matas e ações relacionadas às atividades da Defesa Civil. É também especialista em ações de Salvamento Terrestre.
Mogi das Cruzes faz parte do Consórcio Regional do Samu, que atende seis municípios na região: Arujá, Biritiba Mirim, Guararema, Salesópolis, Santa Isabel e Mogi das Cruzes. O Samu segue, em todo o país, as diretrizes do Ministério da Saúde, sendo o órgão federal responsável pela indicação e repasse de ambulâncias, com base no número de habitantes.
As equipes são compostas por condutores de ambulância, técnicos em enfermagem, enfermeiros e médicos, que atendem em residências, vias públicas e locais de trabalho, e fornecem orientações vitais por telefone, por meio do número gratuito 192, disponível 24 horas por dia sete dias por semana.
“O Samu é um serviço de extrema importância porque oferece atendimento rápido e eficiente às pessoas que precisam de ajuda imediata. Em nosso município, o serviço realiza uma média de quatro mil atendimentos mensais que envolvem diversos serviços, desde questões clínicas, cirúrgicas e traumáticas até situações de emergência obstétricas ou psiquiátricas e o Consórcio está em excelentes mãos com o coronel Reinaldo no comando”, explica a prefeita.
Ambulâncias
Os veículos vistoriados nesta segunda-feira foram doados no final do ano passado pelo Ministério da Saúde e estavam parados por questões de emplacamento e documentação – pendência resolvida pela administração municipal para que pudessem começar a atender a população.
As quatro viaturas substituíram outros quatro carros mais antigos, de 2017, que passam a ser parte da reserva técnica e já atendem a população no mesmo dia. Além de garantir mais eficiência e qualidade no atendimento à população, a melhoria da frota do Samu também colabora para redução de custos com manutenção de veículos.