
O vice-prefeito de Mogi das Cruzes, Téo Cusatis (PL), cumpriu agenda nesta quinta-feira (27/11) em Brasília para articular a liberação de recursos federais destinados a obras e investimentos em infraestrutura. Entre os compromissos, ele se reuniu com o secretário-executivo adjunto do Ministério das Cidades, Antônio Vladimir Moura Lima. O vereador Mauro Araújo (MDB) também foi junto. Durante o encontro, eles apresentaram propostas para as áreas de pavimentação, drenagem e mobilidade urbana, incluindo ações do programa Integra Mogi.
“O diálogo com as diferentes instâncias governamentais, na busca de investimentos para o desenvolvimento de Mogi das Cruzes, é uma marca da administração municipal e uma determinação da prefeita Mara Bertaiolli. A reunião no Ministério das Cidades foi muito produtiva e pudemos apresentar projetos importantes para o nosso município”, afirmou Téo Cusatis.
Ele destacou que uma nova reunião técnica entre Prefeitura e Ministério das Cidades será agendada para dar continuidade às tratativas. Segundo o vice-prefeito, o objetivo é recolocar Mogi na rota dos investimentos federais. “São projetos futuros, que levam tempo para serem avaliados, mas nosso trabalho aqui foi o de dar o encaminhamento técnico junto ao Ministério, dentro das ações para recolocar nossa cidade na rota dos investimentos federais”, completou.
Integra Mogi
O programa Integra Mogi reúne uma série de intervenções voltadas à melhoria da mobilidade urbana, do transporte coletivo e da circulação de veículos e cargas. Entre as ações em andamento estão a construção da quarta pista da avenida Pedro Romero, financiada pela iniciativa privada, e o Corredor Nordeste, que integra o novo trecho da Via Perimetral. O projeto prevê ligação entre a avenida Francisco Rodrigues Filho e a avenida Vereador Dante Jordão Stoppa, com a implantação de um viaduto sobre a linha férrea. As duas obras têm previsão de entrega para o segundo semestre do próximo ano.
Outra intervenção apresentada ao Governo Federal é a conclusão do Anel Perimetral Sul, que conectará a rodovia Mogi-Bertioga à rodovia Mogi-Salesópolis. “Este é um dos temas que trouxemos para debater com o Governo Federal”, afirmou Cusatis.
Foram discutidas ainda propostas para a recuperação da pavimentação da avenida Miguel Gemma, revitalização dos terminais urbanos, construção de obras de arte que interliguem importantes corredores viários e o pedido de financiamento para o prolongamento da avenida Álvaro Pavan.
Câmara dos Deputados
Em Brasília, o vice-prefeito também se reuniu com o deputado federal Baleia Rossi, que recebeu as demandas do município. “Quero agradecer ao deputado Baleia Rossi pelo apoio que tem nos dado em Brasília e pela interlocução junto ao Governo Federal. Tenho certeza que esta soma de esforços irá ajudar bastante no crescimento com qualidade de Mogi das Cruzes”, disse Cusatis.














