terça, 27 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Rodovia Mogi-Dutra (Foto: Divulgação)

Pedágio na Mogi-Dutra: vereadores querem reunião urgente com concessionária para tratar do assunto

A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou nesta quarta-feira (19) um requerimento que convida a Concessionária Novo Litoral (CNL) a prestar esclarecimentos sobre a implantação das praças de pedágio na Rodovia Mogi-Dutra (SP-088). A proposta foi apresentada pelo vereador Iduigues Martins (PT) e recebeu aprovação unânime dos parlamentares.

O texto solicita que representantes da empresa compareçam ao Legislativo para detalhar os impactos do pedágio em trechos utilizados diariamente por moradores de bairros como Taboão, Colônia Agrícola Itapeti, Chácara Guanabara e Colinas do Paratehy. A via é considerada rota essencial de deslocamento interno para acesso a serviços de saúde, educação, trabalho e comércio no centro urbano. Segundo o requerimento, a cobrança em áreas usadas majoritariamente como trajeto municipal impõe um custo adicional às famílias, ao transporte coletivo e ao abastecimento de mercadorias, afetando a economia local e a qualidade de vida da população.

Vereador Iduigues Martins (PT) – Foto: CMMC

O documento questiona a existência de medidas mitigadoras, a possibilidade de revisão dos locais dos pedágios e a análise de isenção tarifária para veículos registrados em Mogi das Cruzes. Cita também artigos da Lei Orgânica e do Regimento Interno que autorizam a Câmara a solicitar informações sobre assuntos de interesse público e reforça a necessidade de esclarecimentos sobre os critérios técnicos e socioeconômicos utilizados para definir os pontos de cobrança.

O autor do requerimento pede ainda que cópias sejam enviadas à prefeita de Mogi Mara Bertaiolli (PL), ao diretor-presidente da Artesp, André Isper Rodrigues Barnabé, ao deputado estadual André do Prado, ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos)  e ao ministro dos Transportes, Renan Calheiros Filho.

Presidente da Câmara, Francimário Vieira – Farofa (PL) – Foto: CMMC

Durante a sessão, vereadores voltaram a criticar a cobrança do pedágio free flow implantado na Mogi-Dutra em 1º de novembro. Iduigues Martins reiterou que a medida prejudica diretamente moradores que dependem da rodovia para deslocamentos cotidianos. O presidente da Câmara, José Francimário Vieira Farofa, afirmou que o Legislativo seguirá buscando alternativas jurídicas e políticas para apoiar a Prefeitura na ação contra a cobrança e criticou a postura da concessionária.

Leia também: Procon aplica multa de R$ 14 milhões à Concessionária Novo Litoral por irregularidades no pedágio

Publicado em: 19 de novembro de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo