terça, 27 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Foto: Wanderley Costa/Secop Suzano

Patrimônio cultural de Suzano é tema de formações gratuitas em novembro; inscrições estão abertas

O Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac), a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Suzano (AEAAS) e o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) vão promover três formações gratuitas voltadas ao estudo e à preservação do patrimônio histórico e cultural de Suzano. As atividades contam com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU-SP) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-SP) e serão realizadas entre os dias 1º e 29 de novembro, em diferentes locais do município. As inscrições podem ser realizadas até o início das atividades ou até as vagas serem preenchidas. Mais informações podem ser obtidas pelo link https://bit.ly/PatrimônioSuzano.

As formações têm como objetivo capacitar gestores, profissionais e interessados em compreender e aplicar práticas de preservação e restauração do patrimônio material e imaterial da cidade. A iniciativa também busca fomentar discussões sobre os valores históricos e simbólicos dos bens culturais suzanenses, aproximando a comunidade dos processos de conservação e valorização desses espaços.

A primeira capacitação, “Oficina de Gestão do Patrimônio Cultural: Estudo da Capela Nossa Senhora da Piedade da Baruel”, será realizada neste sábado (1º), das 9 às 15 horas, na estrada Baruel Goiabeira, 201, no bairro do Baruel, local onde está situada a igreja que foi tombada após aprovação unânime do Compac, em setembro de 2025. Estão sendo oferecidas 25 vagas para essa oficina.

A segunda formação, intitulada “Colóquio do Patrimônio Cultural: Inventário Participativo”, ocorrerá no dia 15 de novembro (sábado), às 9 horas, em parceria com a Associação de Assistência à Mulher, ao Adolescente e à Criança Esperança (Aamae), e será ministrada em uma das sedes da entidade (rua Hélio Guimarães Lanzas, 395 – Cidade Miguel Badra Alto). A atividade contará com 30 vagas e tem como propósito incentivar o reconhecimento e a valorização do patrimônio cultural da zona norte de Suzano.

Já o curso “Educação Patrimonial e Estética Suzanense: Técnicas Retrospectivas Aplicadas ao Projeto e à Atividade Profissional” será realizado de 13 a 29 de novembro, das 8 às 13 horas, no Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Suzano (avenida Mogi das Cruzes, 1.501 – Parque Suzano). As aulas dos dias 21 e 29 ocorrerão na Academia de Judô Terazaki (rua Tokuzo Terazaki, 25 – Vila Urupês), reconhecida como patrimônio histórico do município desde 2022. A formação é voltada a arquitetos, engenheiros, agrônomos, historiadores, sociólogos, artistas visuais e pedagogos, com 50 vagas disponíveis.

As inscrições podem ser realizadas até o início das atividades ou até as vagas serem preenchidas. Mais informações podem ser obtidas pelo link https://bit.ly/PatrimônioSuzano.

A arquiteta, urbanista e integrante do Compac Cind Octaviano ressaltou a importância de despertar na população o cuidado e o respeito pelos espaços que marcam a história de Suzano. “Cuidar do nosso patrimônio é também cuidar das histórias que nos formam como cidade. Cada construção e símbolo preservado carrega memórias e sentimentos que contam quem somos. Quando aprendemos a valorizar esses lugares fortalecemos nossas raízes e garantimos que essa herança siga viva para as próximas gerações”, falou.

O secretário municipal de Cultura, José Luiz Spitti, destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento da identidade local. “Essas formações ampliam o conhecimento técnico e o olhar sensível sobre o patrimônio cultural da cidade. Ao investir na capacitação de profissionais e moradores, damos mais um passo na preservação da nossa história e na valorização das raízes suzanenses”, afirmou.

 

Foto: Mauricio Sordilli/Secop Suzano

Publicado em: 31 de outubro de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo