quarta, 18 de fevereiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Fotos: Robson Regato

Parques de Mogi das Cruzes recebem projeto ‘Revisitando as Amarelinhas’, de Paulo Seccomandi

O artista plástico Paulo Seccomandi inaugurou a exposição interativa Revisitando as Amarelinhas, na quarta-feira (18), em Mogi das Cruzes. O projeto, idealizado em parceria com a produtora Roberta Regato, contemplou simultaneamente os parques da Cidade e Airton Nogueira com lonas de 1,6 metro de largura por quatro de comprimento com a brincadeira infantil ‘amarelinha’, impressas fielmente nas cores vibrantes e características usadas por Seccomandi. São quatro lonas em cada local, que poderão ser conferidas durante os próximos três meses. Após esse período, o material será doado para instituições que atendam crianças em situação de vulnerabilidade.

As amarelinhas são uma paixão do artista por envolver e despertar o riso nos pequenos. Alguns pontos em Mogi das Cruzes já têm a pintura no chão, mas, agora, a versão foi reproduzida em lonas, afixadas nos parques com estacas de alumínio. A estimativa é de que 20 mil pessoas visitem a mostra e mais de 1000 crianças interajam e se divirtam. Com uma forte ligação com o público infantil, o objetivo de Seccomandi é espalhar alegria por meio de sua arte, levando esse trabalho para o maior número possível de crianças brincarem.

“A ideia é promover integração social por ser em área pública, interativa, e proporcionar lazer a crianças de todas as classes sociais. Afinal, é praticamente impossível uma criança passar pelas amarelinhas coloridas e não interagir. Então, estamos estimulando e resgatando as brincadeiras tradicionais através da arte”, declara Paulo Seccomandi. “Este projeto pretende mostrar novas maneiras de levar a arte para a população em geral. Em parques públicos, democratizamos esse acesso.”

A instalação, apesar de ser feita de um material de baixo custo e comum, é uma solução inovadora para a proposta, pois permite o uso em área descoberta e pode ser pisoteada devido à grande resistência, além de poder ser reutilizada.

O projeto foi realizado por meio da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura), conforme o Edital nº 007/2024 – Apoio à Difusão Cultural, na modalidade Artes Visuais, através da Secretaria de Cultura de Mogi das Cruzes, apoio da Secretaria de Esportes e Lazer e produção de Roberta Regato.

O artista

Iniciou a carreira usando as técnicas de aerografia e nanquim. A partir de 2000 começou a usar as técnicas de pintura a óleo e acrílica sobre tela e, no mesmo ano, realizou sua primeira exposição. Atualmente, tem vários murais na cidade e um em Guararema, além de inúmeras telas e objetos para venda e acervo. As cores vibrantes em figuras e formas marcantes são características de seu traço inconfundível.

Serviço

  • Parque da Cidade – rua Jardelina de Almeida Lopes, 451, Parque Santana, Mogi das Cruzes; horário de funcionamento: diariamente, das 7h às 18h.
  • Parque Airton Nogueira – avenida Antônio de Almeida, s/nº, Jardim Maricá; horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 7h às 22h, e aos domingos, das 7h às 18h.

 

Publicado em: 26 de junho de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo