
O Parque Centenário da Imigração Japonesa, um dos principais pontos turísticos de Mogi das Cruzes, será reaberto nesta sexta-feira (21/02) após passar por um mutirão de limpeza e revitalização. A ação, realizada por diversas Secretarias Municipais, teve como objetivo reparar os impactos causados pelas fortes chuvas do final de janeiro e garantir melhorias para os frequentadores.
O mutirão envolveu mais de 20 funcionários, que atuaram na limpeza e manutenção dos espaços de convivência, como pistas de caminhada, quiosques e banheiros. Além disso, foram feitas podas de árvores, troca de lâmpadas, revisão da parte elétrica e controle de pragas urbanas, como carrapatos e pernilongos. A sinalização de solo também foi renovada, tanto no interior do parque quanto no estacionamento.
O Parque Centenário possui 215 mil metros quadrados e recebe, aos finais de semana, até 8 mil visitantes por dia. Além dos quatro lagos com gansos e patos, o local abriga capivaras, saguis e diversas aves silvestres. Inspirado na cultura japonesa, o espaço conta com um torii – tradicional portal xintoísta – e um museu que retrata a história dos imigrantes japoneses.
O parque funciona diariamente, das 7h às 18h, e está inserido na Área de Proteção Ambiental da Várzea do Rio Tietê.