terça, 27 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
A Secretaria de Políticas para a Mulher e o Conselho Regional de Educação Física firmaram parceria para fortalecer o protocolo “Não Se Cale” em academias e centros esportivos. A iniciativa pretende capacitar 230 mil profissionais de educação física para atuar no acolhimento e apoio a vítimas de assédio e violência. (Foto: Agência SP)

Parceria amplia combate ao assédio e à violência contra mulheres em academias e espaços esportivos

A Secretaria de Políticas para a Mulher firmou parceria com o Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região (CREF4-SP) para fortalecer o protocolo “Não Se Cale”, com o objetivo de ampliar o enfrentamento à violência contra mulheres em academias, centros esportivos e locais de bem-estar. A iniciativa busca engajar cerca de 230 mil profissionais de educação física em ações de acolhimento e apoio a vítimas de assédio e outros tipos de violência.

“Queremos que as mulheres se sintam mais seguras em sua prática de atividade física. Com essa parceria, capacitamos os profissionais no suporte e acolhimento às mulheres, para que recebam suporte e orientação adequada para sair de situações de violência, dentro e fora desses ambientes,” afirmou a secretária de Políticas para a Mulher do Estado de São Paulo, Valéria Bolsonaro.

Capacitação 

As ações da parceria começam com campanhas voltadas à capacitação dos profissionais de educação física, orientando sobre como agir em casos de assédio ou violência. O objetivo é promover ambientes mais seguros e conscientizar os frequentadores sobre o tema.

As medidas incluem incentivo à adesão ao protocolo “Não Se Cale”, criação de pontos de acolhimento e referência em academias e centros esportivos, e cursos gratuitos com certificação pela plataforma www.mulher.sp.gov.br/naosecale. Também estão previstas campanhas educativas e informativas sobre canais de denúncia, como as Delegacias da Mulher, o Disque 190 e o aplicativo SP Mulher Segura.

Alcance da iniciativa

O projeto deve atingir mais de 230 mil profissionais credenciados ao CREF4-SP e mais de 13 mil estabelecimentos, além de toda a comunidade usuária desses espaços. As ações incluem ainda eventos, rodas de conversa e outras atividades educativas voltadas ao fortalecimento da rede de proteção às mulheres.

 SP Por Todas

A parceria integra o movimento SP Por Todas, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo para ampliar a visibilidade das políticas públicas voltadas às mulheres, fortalecendo o acolhimento, a proteção e a autonomia profissional e financeira. Entre as iniciativas do programa estão o aplicativo SPMulher Segura, que permite acionar a polícia em tempo real, e a criação de novas salas da Delegacia de Defesa da Mulher 24 horas. Mais informações estão disponíveis em www.spportodas.sp.gov.br.

 

Publicado em: 27 de outubro de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo