No Tomás Agostinho, foram quatro horas de uma conversa agradável sobre os impactos e as consequências dessas práticas / Fotos: Ponto 2 Digital / Divulgação

Palestra em Mogi revela os caminhos para se combater o bullying e cyberbullying no ambiente escolar

A palestra sobre bullying e cyberbullying promovida no Colégio Tomás Agostinho, localizado em Mogi das Cruzes, na quarta-feira (30), foi um grande sucesso, refletindo o compromisso da direção com a criação de um ambiente seguro e acolhedor para todos os estudantes. Os palestrantes Jeruza Lisboa Pacheco Reis e Juliano Melo Duarte, renomados advogados e especialistas na área, contaram com a participação ativa dos alunos e professores, reforçando a seriedade com que o colégio, sob a gestão administrativa de Percy Benedicto de Siqueira, o Pitty, e a direção pedagógica de Elaine Cristina Gomes de Siqueira, tem tratado desse tema tão importante e que hoje até criminaliza quem o comete.

 

Jeruza e Juliano são coautores do livro “Um Guia Prático que Pode te Ajudar: Bullying, Cyberbullying e Violência Familiar – Conceitos, Impactos Psicológicos e Jurídicos”, lançado em outubro de 2023. A obra tem a colaboração, ainda, do delegado de Polícia Civil, Eliardo Amoroso Jordão, futuro vice-prefeito de Poá (SP). Em abril deste ano, o livro teve uma atualização, com informações relevantes sobre a nova Lei n.º 14.811/2024, que introduz alterações significativas no Código Penal, criminalizando as práticas de bullying e cyberbullying.

 

No Tomás Agostinho, foram quatro horas de uma conversa agradável sobre os impactos e as consequências dessas práticas, que podem deixar marcas profundas nos jovens e comprometer seu desenvolvimento. Participaram os alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais (EFAI) até o 3° Ano do Ensino Médio (EM). “Foi gratificante, contamos com a participação e a interação de uma turma muito animada e inteligente. No momento que abrimos às perguntas, sentimos o engajamento dos alunos e professores com o tema, bem como a acuidade e a empatia. O bullying é uma forma de violência que está inserida em diversos contextos, muito além do ambiente escolar”, conta a advogada Jeruza Reis.

 

Na oportunidade, uma aluna do 2º Ano do Ensino Médio, a Isabela Albrechet, foi sorteada e presenteada com um exemplar do livro escrito pelos palestrantes. “O colégio adquiriu livros para o corpo docente e funcionários, que também receberão treinamento para lidar com o tema, para saber identificar e como agir. Isso demonstra a responsabilidade da escola e a preocupação em prevenir e combater o bullying e cyberbullying”, sintetiza a palestrante.

 

O gestor administrativo do Tomás Agostinho, Percy Benedicto de Siqueira, o Pitty, fala sobre como surgiu a ideia de promover a palestra na escola: “O colégio está sempre ciente do momento que vivemos e sempre fomos terminantemente contra o bullying. Acompanhando o momento, e cientes que a ação se tornou crime, decidimos realizar a palestra nas duas unidades. Temos como princípio formar cidadãos conscientes e o respeito e a empatia, sempre é reforçada”.

 

Esta é a primeira vez que a escola organiza uma palestra com profissionais. O educador diz, também, que iniciativa como essa ajudam a chamar a atenção para a causa, tanto para os jovens alunos como para os professores, afinal, são eles que estão ali no dia a dia, observando as atitudes deles em sala de aula. “Na verdade, cobramos o respeito, a educação e a parceria com a família. Não podemos corrigir e ensinar, se em casa o pensamento é contrário. Nossos professores tem o olhar atento e se percebem alguma atitude, imediatamente tomamos as medidas necessárias. Nesse ponto, o trabalho com a família é essencial”, comenta Pitty.

 

Para o gestor administrativo do colégio, trabalhar o assunto contribui para a formação de pessoas críticas e responsáveis, muito além do ambiente escolar. “Esta ação que fizemos, por meio da realização da palestra, deve ser feita por todas as escolas, pois como disse, hoje é crime, onde respondem os responsáveis e, no caso, o estudante, que é menor será punido pelas suas atitudes. Todos nós sabemos que o bullying, ou cyberbullying, tem a consequência de começar com a falta de valores e princípios. Isso, para o colégio, é fundamental. Respeito, empatia e parceria com a família. Só assim, vamos formar um cidadão ético”, diz Pitty, que finaliza: “Nossas ações sempre foram de conscientização, respeito ao próximo e o apoio da família. Quando percebemos alguma situação ou fato, já tomamos as medidas necessárias”.

 

As escolas interessadas em promover a palestra, tendo os especialistas Jeruza Reis e Juliano Duarte como palestrantes, devem entrar em contato pelo WhatsApp (11) 9 7962-5033. A agenda está aberta até o dia 30 de novembro. Depois disso, as palestras terão de ser agendadas com a gestora de projetos.

 

Os palestrantes Jeruza e Juliano com a diretora pedagógica do Colégio Tomás Agostinho, Elaine Cristina Gomes de Siqueira

Publicado em: 31 de outubro de 2024

Anuncio Damasio - p1
Anuncio - 636x167mogi s2M

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo

Anuncio - 416x230
Anuncio - 416x230
×