
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano realizou, nesta terça-feira (15), a operação “Sem Fronteiras” — uma ação integrada de segurança que mobilizou mais de 80 agentes de diferentes forças policiais. O objetivo foi combater o tráfico de drogas, o crime organizado e cumprir mandados de prisão em pontos estratégicos de Suzano e de cidades vizinhas, contribuindo para a redução dos índices criminais.
A operação teve início às 11h30, com concentração no Largo da Feira, na região central de Suzano, e se estendeu até as 16h. A ação percorreu diversos bairros do centro expandido, incluindo Jardim Colorado, Cidade Miguel Badra, Jardim Casa Branca, Jardim Monte Cristo, Jardim Boa Vista e Jardim Maitê, além de áreas específicas no município de Poá.
Participaram da operação agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, GCM de Poá e Polícia Rodoviária Federal (PRF). Ao todo, foram cumpridos 15 mandados de prisão, realizadas 181 abordagens a pessoas, 63 carros e 41 motocicletas foram vistoriados. A força-tarefa resultou ainda em duas prisões em flagrante por tráfico de drogas, na captura de um foragido da Justiça, na recuperação de um veículo roubado e na apreensão de uma “casa bomba” usada para armazenar entorpecentes.
Uma das ocorrências mais relevantes foi a abordagem de dois suspeitos em um veículo clonado. Ambos são investigados por envolvimento em crimes de sequestro e roubo de carga. O caso foi encaminhado à Delegacia Seccional de Mogi das Cruzes.
A GCM de Suzano atuou com 30 agentes divididos em 15 equipes, envolvendo todos os seus grupamentos: Rondas Ostensivas Municipais (Romu), Ronda Ostensiva com Motocicletas (Romo), Canil, Grupamento de Proteção Ambiental (GPA), Força Patrulha e a Patrulha Maria da Penha. Poá contribuiu com 20 agentes organizados em 12 equipes. Já a Polícia Militar empregou 27 policiais em dez viaturas; a Polícia Civil, seis agentes em três equipes; e a PRF atuou com dois policiais e uma equipe especializada.
O secretário de Segurança Cidadã de Suzano, Francisco Balbino, ressaltou a importância da ação e da integração entre os órgãos. “A operação ‘Sem Fronteiras’ demonstra que segurança pública se faz com união, planejamento e presença efetiva nas ruas. Nosso trabalho é contínuo e será intensificado. Esta grande ação evidenciou a força e a cooperação entre municípios e diferentes esferas policiais”, destacou.