terça, 27 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Fotos: Divulgação/Secop Suzano

Operação em Suzano fecha cinco comunidades terapêuticas e apreende alimentos, remédios e cigarros

Uma operação inédita realizada pela Vigilância Sanitária de Suzano, em parceria com a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Militar, resultou na interdição de cinco comunidades terapêuticas irregulares na quinta-feira (18) nas regiões norte e sul da cidade. A ação conjunta, que fiscalizou nove locais, teve o objetivo de coibir atividades clandestinas e proteger a população de riscos relacionados à saúde e segurança.

Entre os locais fiscalizados estavam instalados em bairros como Estância Angelina, Jardim Santa Inês, Chácaras Casemiro e Parque Residencial Samambaia. Ao todo, a ação resultou em 174 quilos de alimentos inutilizados por estarem com a data de validade vencida, mais de 10 mil comprimidos apreendidos e 78 maços de cigarros de procedência irregular recolhidos.

Além das interdições, um local estava com atividades divergentes, dois foram encontrados fechados e uma clínica não foi localizada pelas equipes.

As comunidades terapêuticas fiscalizadas atuavam em desconformidade com a lei e acolhiam predominantemente homens com histórico de uso de álcool e drogas, com exceção de um local destinado ao público feminino. Os alimentos apreendidos incluíam grãos, macarrão e carnes embaladas, todos considerados impróprios para consumo. Os medicamentos encontrados não possuíam prescrição médica e os cigarros estavam sem regularização junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Com as cinco fechadas nesta quinta-feira, a Vigilância Sanitária já interditou 17 clínicas por irregularidades neste ano. Segundo a diretora da Vigilância Sanitária de Suzano, Carmen Lucia Lorente, a ação teve caráter educativo, mas com medidas rigorosas diante das irregularidades constatadas. “Nossa prioridade é proteger a saúde da população. Encontramos medicamentos sem prescrição, alimentos armazenados de forma inadequada e cigarros irregulares, o que representa risco real aos moradores e frequentadores dessas comunidades. A operação demonstra que fiscalização e segurança podem e devem atuar de forma integrada”, afirmou.

Já o secretário municipal de Segurança Cidadã, Francisco Balbino, ressaltou que a união das forças permitiu resultados expressivos. “Essa operação conjunta mostra a força da articulação entre Vigilância Sanitária, GCM e Polícia Militar. Conseguimos agir de forma simultânea em vários locais, interrompendo atividades ilegais que colocavam em risco a vida das pessoas. É uma ação que reforça a sensação de segurança na cidade e a proteção dos moradores”, declarou.

Por fim, o secretário de Saúde, Diego Ferreira, destacou a importância de ações preventivas e fiscalizatórias. “O cuidado com a saúde vai além dos hospitais e postos. Fiscalizações são essenciais para garantir que locais que acolhem pessoas estejam de acordo com a lei, oferecendo segurança e condições mínimas de higiene e cuidado. Essa operação marca um passo importante na proteção da saúde pública em Suzano”, afirmou.

A Prefeitura de Suzano orienta a população a denunciar qualquer suspeita de comércio, serviço ou manipulação de alimentos em condições irregulares. As denúncias podem ser feitas de forma anônima por meio dos telefones 4745-2063, 4745-2070 e 4745-2060 ou do e-mail visa.sms@suzano.sp.gov.br.

 

 

Publicado em: 19 de setembro de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo