
Uma força-tarefa do Grupo de Fiscalização Integrada do Alto Tietê Cabeceiras (GFI-ATC) embargou 75 lotes em três loteamentos irregulares durante uma operação realizada nesta quarta-feira (20/8) nas regiões de Quatinga, Pindorama e Taiaçupeba, em Mogi das Cruzes.
A ação, que teve como alvo parcelamentos de solo ilegais em Área de Proteção e Recuperação de Mananciais, contou com um comboio de agentes municipais, estaduais e policiais que partiram da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal.

Os proprietários dos terrenos foram notificados sobre as irregularidades e orientados a procurar os órgãos competentes.
A região sul de Mogi, onde a operação se concentrou, é crucial para o Sistema Produtor do Alto Tietê (SPAT), que abriga os principais reservatórios de água da região. Participaram da ação a Polícia Militar Ambiental, a CETESB, a Delegacia de Investigação de Crimes Ambientais e diversos departamentos de fiscalização das esferas municipal e estadual.

A secretária da pasta, Patricia Cesare, reforçou a determinação da prefeita Mara Bertaiolli de intensificar o trabalho integrado para preservar a biodiversidade e, sobretudo, garantir a qualidade e a produção de água que abastece milhões de pessoas na Grande São Paulo.














