
Prefeitura de Mogi das Cruzes realizou na tarde desta sexta-feira (13/02) a Operação Carnaval de trânsito, com foco na orientação de motoristas e pedestres sobre o aumento dos riscos de acidentes durante o período festivo. A ação contou com a participação do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), da Polícia Militar Rodoviária, de uma concessionária privada de motocicletas e das empresas concessionárias do transporte público municipal.
Os trabalhos começaram às 14h30, na Praça Kazuo Kimura, conhecida como rotatória do Habib’s, ponto de grande circulação de veículos. Por volta das 16h, as equipes seguiram para a região central, na rua João Cardoso de Siqueira Primo, onde permaneceram até as 17h.
Nos dois locais, a equipe de Educação para o Trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito de Mogi das Cruzes distribuiu kits com “lixo car” e materiais informativos com orientações de segurança viária, regras de circulação e recomendações preventivas.
“Durante os dias de Carnaval, é comum que as pessoas consumam álcool, fiquem sem dormir à noite e façam trajetos diferentes do que estão acostumadas. São fatores de risco, que aumentam as chances de acontecerem colisões, atropelamentos e outros incidentes que podem ser evitados com medidas preventivas. Parece uma mensagem repetida, mas, se beber, não dirija! Eleja um ‘motorista do dia’, que não vai beber. Mantenha uma velocidade segura e respeite os limites determinados em cada via. São atitudes básicas, que, muitas vezes, as pessoas se esquecem de seguir”, alerta o secretário municipal de Mobilidade e Trânsito, Felício Ramuth Kamiyama.
Dicas para os motoristas
Pretende beber? Vá de carona ou transporte público.
Evite dirigir cansado ou com sono, pois isso reduz os reflexos.
Respeite o limite de velocidade da via.
Dê preferência ao pedestre.
Fique atento às sinalizações.
Dicas para os pedestres
Faça a travessia na faixa. Fora dela, o risco de acidentes é maior.
Ao atravessar, certifique-se de que os veículos pararam e faça contato visual com o motorista.
Não divida espaço com os veículos.
Evite o uso de celular e fones de ouvido durante a travessia.
Ao acompanhar crianças e idosos, mantenha-os seguros pelas mãos ou punhos.
















