
Por Sabrina Pacca
As obras de revitalização do Theatro Vasques, um dos maiores símbolos culturais de Mogi das Cruzes, têm previsão de conclusão para o final de novembro de 2025.
O prédio histórico, segundo a Prefeitura, passa por uma série de melhorias que visam preservar sua estrutura, valorizar sua arquitetura e garantir melhores condições de conforto e acessibilidade ao público e aos artistas.
Atualmente, de acordo com o Executivo, a unidade recebe serviços de restituição dos revestimentos e de tratamento dos pontos de infiltração identificados.
A Prefeitura informou que, em seguida, terá início a nova etapa da reforma, que contemplará a pintura geral das fachadas, janelas e portas, além da pintura interna da plateia, mas pode-se ver, pelo registro fotográfico feito pela Vanguarda, que a pintura externa já começou.
As intervenções no Theatro Vasques vêm sendo realizadas em etapas desde o início do ano. Entre as melhorias já executadas estão a troca e ampliação do sistema de climatização, que aumentou a capacidade de refrigeração do ambiente, e a implantação de uma plataforma de acessibilidade que garante o acesso de pessoas com deficiência aos camarins e ao palco.
Os camarins também passaram por reformas estruturais e foram adequados às normas de acessibilidade. Essas melhorias foram feitas em parceria com o Instituto Criarte.
Localizado no Centro Histórico, junto ao Largo do Carmo, o Vasques foi inaugurado em 1902, como uma casa de espetáculos própria para operetas e teatro de revista. Foi fechado pelo Estado Novo na década de 30, e reaberto em 1948 para abrigar a Câmara Municipal.
Em 1980 o teatro é reformado e reinaugurado como Teatro Municipal “Paschoal Carlos Magno”. Em 2002, voltou a chamar-se “Theatro Vasques”.














