A Prefeitura de Mogi das Cruzes apresentou nesta quinta-feira (31/7), no Theatro Vasques, o Novo Sistema Viário da cidade, projeto que promete solucionar um dos maiores gargalos do trânsito mogiano: a região da Praça Kazuo Kimura, mais conhecida como Praça do Habib’s. O plano inclui a construção da Via Parque 1, uma nova reorganização do fluxo de veículos e a edificação de uma ponte estaiada.
A proposta foi anunciada pela prefeita Mara Bertaiolli, com a presença do vice-prefeito Téo Cusatis, do empresário Henrique Borenstein, do presidente da Câmara Municipal, Francimário Vieira, o Farofa, além de vereadores, secretários municipais, moradores, comerciantes e outras lideranças da cidade.
“Estamos trabalhando neste projeto desde o início do ano. Foram muitas reuniões com os nossos técnicos, sempre com o objetivo de proporcionar uma solução completa e de longo prazo, que equacione a questão do trânsito e garanta qualidade de vida à população mogiana. O Novo Sistema Viário, que apresentamos hoje, faz parte do programa Integra Mogi e contempla todas essas demandas, demonstrando que Mogi das Cruzes está retomando seu ritmo contínuo de crescimento, olhando para o futuro com o alicerce em sua história”, declarou a prefeita.
O vice-prefeito Téo Cusatis reforçou o caráter coletivo da iniciativa. “Foi um trabalho conjunto, em que os secretários e servidores deram contribuições importantes e o resultado é um sistema viário capaz de solucionar a questão de trânsito naquela região por um período de 15 a 20 anos”, explicou.
A apresentação técnica ficou a cargo do secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, João Francisco Chavedar, e do diretor da empresa Tranzum, Alexandre Zum, responsável pelos estudos e simulações de tráfego que embasaram o projeto. O diagnóstico aponta que a Praça Kazuo Kimura concentra o encontro de vias importantes como as avenidas Francisco Rodrigues Filho, Manoel Bezerra Lima Filho e Yoshiteru Onishi, além de estar próxima à estação Estudantes da CPTM, ao Terminal Rodoviário e ao principal shopping da cidade.
O projeto foi desenhado levando em conta também as futuras transformações na Linha 11–Coral da CPTM, que passou à iniciativa privada e prevê obras nas estações Jundiapeba, Braz Cubas, Centro e Estudantes, com a implantação de viadutos e a construção de uma nova estação em César de Souza.
Os prazos de início e término, bem como orçamento total das obras ainda estão em estudo. Porém, já se sabe que a Prefeitura iniciará tratativas junto à CPTM para que haja uma contrapartida, já que o viaduto previsto pela concessionária, inicialmente, ali próximo ao Mogi Shopping, será substituído, por razões técnicas, pela ponte estaiada.

Três grandes obras
A primeira ação concreta será a construção da Via Parque 1, interligando a Avenida Francisco Rodrigues Filho à rotatória da Avenida Waldemar Costa Filho e à Avenida Antônio de Almeida. Segundo a administração, a via vai facilitar o deslocamento entre César de Souza, o Centro e a rodovia Mogi-Dutra. A prefeita assinou, durante o evento, a autorização para o início do processo de licitação da obra.
“Os motoristas que vêm de Cezar de Souza poderão utilizar a Avenida Parque 1 para ter acesso a São Paulo, utilizando a avenida Antônio de Almeida, ou então para acessar outras regiões da cidade. Isso reduzirá de forma considerável o movimento de veículos na rotatória da Praça Kazuo Kimura”, afirmou Chavedar.
A segunda etapa será a reorganização do fluxo viário na sequência da Via Parque 1, com o redirecionamento do tráfego para a Avenida Waldemar Costa Filho, ruas Carlos Barattino, Avenida Cívica e Titto Muffato. “A Avenida Cívica possui quatro pistas e está localizada em um ponto estratégico. Um trecho da via será utilizado nesta reorganização viária, proporcionando o acesso à futura ponte estaiada”, detalhou Alexandre Zum.
A terceira e mais impactante intervenção será a construção da nova Ponte Estaiada, com 360 metros de extensão e um único pilar central, que conectará diretamente as avenidas Manoel Bezerra Lima Filho e Yoshiteru Onishi, passando sobre a linha férrea e sobre a Avenida Francisco Rodrigues Filho. O antigo traçado da rotatória do Habib’s será reestruturado e ganhará novos espaços públicos, como áreas de lazer, descanso, caminhada e uma quadra de basquete.
Integra Mogi
O Novo Sistema Viário faz parte do programa Integra Mogi, que também inclui a duplicação da Avenida Pedro Romero. Essa obra será executada sem custo aos cofres públicos, por meio de contrapartida de empreendimentos privados — retomando uma política de urbanização com apoio do setor imobiliário. Com foco em segurança, fluidez e planejamento de longo prazo, a Prefeitura aposta no novo desenho viário como um marco na mobilidade urbana mogiana.
Veja o vídeo explicativo do projeto acessando o link do Youtube: https://youtu.be/msSkH4_7Tt8















