terça, 27 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Foto: Divulgação/PMMC

Novo Sistema Viário em Mogi das Cruzes terá Via Parque 1 e ponte estaiada sobre a linha férrea

A Prefeitura de Mogi das Cruzes apresentou nesta quinta-feira (31/7), no Theatro Vasques, o Novo Sistema Viário da cidade, projeto que promete solucionar um dos maiores gargalos do trânsito mogiano: a região da Praça Kazuo Kimura, mais conhecida como Praça do Habib’s. O plano inclui a construção da Via Parque 1, uma nova reorganização do fluxo de veículos e a edificação de uma ponte estaiada.

A proposta foi anunciada pela prefeita Mara Bertaiolli, com a presença do vice-prefeito Téo Cusatis, do empresário Henrique Borenstein, do presidente da Câmara Municipal, Francimário Vieira, o Farofa, além de vereadores, secretários municipais, moradores, comerciantes e outras lideranças da cidade.

“Estamos trabalhando neste projeto desde o início do ano. Foram muitas reuniões com os nossos técnicos, sempre com o objetivo de proporcionar uma solução completa e de longo prazo, que equacione a questão do trânsito e garanta qualidade de vida à população mogiana. O Novo Sistema Viário, que apresentamos hoje, faz parte do programa Integra Mogi e contempla todas essas demandas, demonstrando que Mogi das Cruzes está retomando seu ritmo contínuo de crescimento, olhando para o futuro com o alicerce em sua história”, declarou a prefeita.

O vice-prefeito Téo Cusatis reforçou o caráter coletivo da iniciativa. “Foi um trabalho conjunto, em que os secretários e servidores deram contribuições importantes e o resultado é um sistema viário capaz de solucionar a questão de trânsito naquela região por um período de 15 a 20 anos”, explicou.

A apresentação técnica ficou a cargo do secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, João Francisco Chavedar, e do diretor da empresa Tranzum, Alexandre Zum, responsável pelos estudos e simulações de tráfego que embasaram o projeto. O diagnóstico aponta que a Praça Kazuo Kimura concentra o encontro de vias importantes como as avenidas Francisco Rodrigues Filho, Manoel Bezerra Lima Filho e Yoshiteru Onishi, além de estar próxima à estação Estudantes da CPTM, ao Terminal Rodoviário e ao principal shopping da cidade.

O projeto foi desenhado levando em conta também as futuras transformações na Linha 11–Coral da CPTM, que passou à iniciativa privada e prevê obras nas estações Jundiapeba, Braz Cubas, Centro e Estudantes, com a implantação de viadutos e a construção de uma nova estação em César de Souza.

Os prazos de início e término, bem como orçamento total das obras ainda estão em estudo. Porém, já se sabe que a Prefeitura iniciará tratativas junto à CPTM para que haja uma contrapartida, já que o viaduto previsto pela concessionária, inicialmente, ali próximo ao Mogi Shopping, será substituído, por razões técnicas, pela ponte estaiada.

Três grandes obras

A primeira ação concreta será a construção da Via Parque 1, interligando a Avenida Francisco Rodrigues Filho à rotatória da Avenida Waldemar Costa Filho e à Avenida Antônio de Almeida. Segundo a administração, a via vai facilitar o deslocamento entre César de Souza, o Centro e a rodovia Mogi-Dutra. A prefeita assinou, durante o evento, a autorização para o início do processo de licitação da obra.

“Os motoristas que vêm de Cezar de Souza poderão utilizar a Avenida Parque 1 para ter acesso a São Paulo, utilizando a avenida Antônio de Almeida, ou então para acessar outras regiões da cidade. Isso reduzirá de forma considerável o movimento de veículos na rotatória da Praça Kazuo Kimura”, afirmou Chavedar.

A segunda etapa será a reorganização do fluxo viário na sequência da Via Parque 1, com o redirecionamento do tráfego para a Avenida Waldemar Costa Filho, ruas Carlos Barattino, Avenida Cívica e Titto Muffato. “A Avenida Cívica possui quatro pistas e está localizada em um ponto estratégico. Um trecho da via será utilizado nesta reorganização viária, proporcionando o acesso à futura ponte estaiada”, detalhou Alexandre Zum.

A terceira e mais impactante intervenção será a construção da nova Ponte Estaiada, com 360 metros de extensão e um único pilar central, que conectará diretamente as avenidas Manoel Bezerra Lima Filho e Yoshiteru Onishi, passando sobre a linha férrea e sobre a Avenida Francisco Rodrigues Filho. O antigo traçado da rotatória do Habib’s será reestruturado e ganhará novos espaços públicos, como áreas de lazer, descanso, caminhada e uma quadra de basquete.

Integra Mogi

O Novo Sistema Viário faz parte do programa Integra Mogi, que também inclui a duplicação da Avenida Pedro Romero. Essa obra será executada sem custo aos cofres públicos, por meio de contrapartida de empreendimentos privados — retomando uma política de urbanização com apoio do setor imobiliário. Com foco em segurança, fluidez e planejamento de longo prazo, a Prefeitura aposta no novo desenho viário como um marco na mobilidade urbana mogiana.

Veja o vídeo explicativo do projeto acessando o link do Youtubehttps://youtu.be/msSkH4_7Tt8

Publicado em: 31 de julho de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo