
A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes vai passar por uma reforma em sua estrutura física com o objetivo de modernizar a fachada, melhorar a acessibilidade e reforçar a segurança do prédio do Legislativo, localizado na Avenida Narciso Yague Guimarães. O projeto arquitetônico foi apresentado na semana passada aos vereadores, que deram o aval para a presidência da Casa seguir com o plano.
Segundo o presidente da Casa, vereador Francimário Vieira de Macedo – Farofa (PL), o próximo passo será a contratação do projeto técnico, que trará os detalhes de engenharia, materiais e também o orçamento da obra. A previsão é de que essa etapa seja concluída em até 40 dias. Somente após a aprovação do valor pela Câmara é que as obras terão início, o que deve acontecer no segundo semestre deste ano.
Farofa destaca que o novo projeto foi planejado com cuidado para preservar a identidade arquitetônica do prédio atual. “O plenário, que possui o formato de pirâmide, será mantido, e a nova portaria principal, que ficará na entrada do prédio onde estão localizados os gabinetes dos vereadores, será construída com uma estrutura de vidro no formato de pirâmide invertida”, explicou.
Além do apelo estético e da modernização, a reforma vai ampliar a acessibilidade com a adequação do espaço de entrada, facilitando o acesso de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Também será implantado um sistema de segurança com identificação facial, o que deve tornar o acesso ao prédio mais seguro e eficiente.
O projeto básico é assinado pelos arquitetos Fernando Vieira e Thais Amadeu














