
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Mogi das Cruzes recebeu mais uma ambulância para reforçar o atendimento à população. O novo veículo foi entregue no último dia 14 de março pelo Governo Federal, em cerimônia que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. A cidade foi representada pela secretária municipal de Saúde, Rebeca Barufi.
Em janeiro deste ano, outras quatro ambulâncias já haviam sido incorporadas à frota do Samu, após solicitação da prefeita Mara Bertaiolli. “Essa é mais uma conquista importante para o Samu de Mogi das Cruzes, que presta um serviço essencial no atendimento de urgências e emergências médicas. Veículos novos garantem mais agilidade e qualidade no socorro aos mogianos”, destacou a secretária Rebeca.
Atendimento
O Samu de Mogi das Cruzes realiza, em média, 4 mil atendimentos mensais, que abrangem emergências clínicas, cirúrgicas, traumáticas, obstétricas e psiquiátricas.
As novas viaturas, doadas pelo Ministério da Saúde, estão em fase de emplacamento e documentação para começar a operar na cidade. Elas substituem veículos mais antigos, de 2017, que agora passam a compor a reserva técnica do serviço. A renovação da frota aumenta a eficiência no atendimento e reduz os custos com manutenção.
Mogi das Cruzes integra o Consórcio Regional do Samu (Cresamu), que atende seis municípios da região: Arujá, Biritiba Mirim, Guararema, Salesópolis, Santa Isabel e Mogi das Cruzes. O serviço segue as diretrizes do Ministério da Saúde, responsável pela distribuição das ambulâncias com base na população atendida.
As equipes do Samu são formadas por condutores de ambulância, técnicos em enfermagem, enfermeiros e médicos, que prestam atendimento em residências, vias públicas e locais de trabalho. O serviço pode ser acionado pelo número gratuito 192, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Ministério da Saúde Segundo o Ministério da Saúde, 559 municípios de 21 estados estão sendo contemplados com novas ambulâncias do Samu. Ao todo, 703 veículos estão sendo entregues para renovação da frota em 501 cidades de 13 estados. Cada ambulância custou R$ 289 mil, totalizando um investimento de R$ 203,1 milhões.