Foto: Thiago Reis

Natal: comerciantes e moradores de Guararema protestam e pedem que Prefeitura reconsidere

Por Sabrina Pacca

A diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Guararema protocolou, nesta sexta-feira (01/11), um ofício endereçado ao prefeito em exercício, Odvane Rodrigues da Silva (PL), pedindo que reconsidere da decisão de não fazer o Guararema Cidade Natal de 2024. Ele assumiu a Prefeitura porque o prefeito, reeleito, José Luiz Eroles Freire (PL) pediu afastamento por 15 dias para férias, logo após a Administração Municipal ter anunciado o cancelamento das festividades que levam milhares de turistas para aquele município. Comerciantes e comunidade fez uma passeata pacífica como forma de protesto.

Segundo o ofício, assinado pelo presidente da entidade, Silvio Nunes, o Cidade Natal é um acontecimento muito esperado por toda população, especialmente pelos empresários das áreas do comércio, dos meios de hospedagem, das agências de turismos e de todos os mais diversos ramos da economia do município. O evento faz parte do calendário anual da cidade.

´Recebemos de maneira surpreendente o comunicado da Prefeitura informando o cancelamento. Fato que ocorreu de forma abrupta, de última hora, quando já se tinham iniciado as instalações da decoração ao longo das ruas e algumas praças, fato esse, que deu à população e ao empresário a certeza de que estava tudo certo para acontecer o tradicional evento, sem contar algumas ocasiões em que pessoas ligadas à administração pública, inclusive altas autoridades no município, afirmaram em reuniões que, sem dúvida teríamos o Cidade Natal. Com tudo isso, muitos comerciantes apressaram-se em comprar produtos para reforço de estoques, móveis e utensílios, contrataram serviços e mão de obra. O comunicado do cancelamento gerou uma sensação de desespero entre os empresários que se comprometeram em face a certeza que o momento apresentava. E agora?`, questionam os empresários, via ofício.

À reportagem da Vanguarda, Nunes informou que o pedido de reconsideração engloba a volta do Cidade Natal em sua totalidade ou, ao menos, parcialmente. ´Poderiam fazer uma programação mais enxuta, usar parte dos enfeites já prontos do ano passado, apoiando os comerciantes para que enfeitem seus comércios, ou seja, devolvendo o Natal para nossa cidade. Fomos pegos de surpresa com esse cancelamento e, apesar do comunicado oficial ter afirmado que é por causa de uma questão financeira, ninguém está entendendo direito. A Prefeitura precisa explicar, mas todos falam a mesma coisa da nota que foi emitida muito em cima da hora`, destaca o presidente. O texto do ofício diz, também, que a expectativa para o número de visitantes no mês do Natal, em Guararema, é de 650 mil pessoas e que todo o processo gera 1.2 mil empregos extra.

O que fez com que o prefeito Zé mudasse de ideia em menos de 15 dias?

Curiosa a decisão da Prefeitura de cancelar as festividades, em cima da hora, com esse comunicado emitido na última segunda-feira. No último dia 15 de outubro o próprio prefeito José Luiz deu uma entrevista em emissora de rádio de Mogi e confirmou a realização do evento.  Leia um trecho da entrevista. ´Estamos nos preparando para a Cidade Natal. As equipes estão a postos, não só as equipes de segurança, mas as equipes de limpeza. Espero que corra tudo normal como tem corrido em todos os anos. Hoje temos vias novas e então a logística das pessoas que entram e saem de Guararema talvez seja melhor. A gente tenta melhorar a cada ano, criando bolsões de estacionamento envolta da cidade`, disse ele, revelando que o período de realização da festa seria entre a última semana de novembro até primeira semana de janeiro.

Em nota, assessoria de imprensa de Guararema informou apenas que ´o ofício protocolado na Prefeitura de Guararema pelo presidente da Associação Comercial de Guararema nesta sexta-feira (1º de novembro) seguirá os trâmites regulares de protocolos e será encaminhado à secretaria responsável`. Nunes informou que a Administração tem um prazo de 72 horas para emitir uma resposta.

 

Publicado em: 1 de novembro de 2024

Anuncio Damasio - p1
Anuncio - 636x167mogi s2M

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo

Anuncio - 416x230
Anuncio - 416x230
×