
Por Sabrina Pacca
Após a publicação da reportagem da Vanguarda Alto Tietê sobre o aumento de 46,2% nas multas de trânsito em Mogi das Cruzes, entre janeiro e agosto deste ano, em comparação com o mesmo período de 2024, a Polícia Militar se manifestou oficialmente.
Em nota, o 17º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (17º BPM/M) afirmou que o crescimento nas autuações está diretamente ligado ao reforço das ações ostensivas e de fiscalização, que teriam resultado em queda significativa de acidentes e mortes no trânsito, além de redução em crimes violentos.
De acordo com a corporação, entre janeiro e agosto de 2025, Mogi registrou 191 sinistros a menos em relação ao mesmo período de 2024, o que representa uma redução de 32,2% nos acidentes. No mesmo intervalo, o número de mortes no trânsito caiu 23,8%, passando de 42 para 32. A queda foi ainda mais expressiva entre motociclistas, com redução de 7,7% nos óbitos, e entre ocupantes de automóveis, com recuo de 75%
Segundo o 17º BPM/M, a intensificação das fiscalizações inclui operações conjuntas com o Detran, como a Direção Segura Integrada, voltada à alcoolemia; a Transporte Escolar Seguro, direcionada aos condutores de vans e ônibus escolares; além de blitze e bloqueios diários em diversos pontos da cidade.
A corporação reforçou que grande parte dos acidentes decorre da imprudência de motoristas, e que a fiscalização constante se mostra imprescindível diante dos resultados já alcançados. “Somente em 2025, dez vidas foram preservadas em Mogi”, destacou a nota.















