O produtor e arranjador musical Quincy Jones morreu neste domingo (3) aos 91 anos. Segundo sua assessoria, o músico faleceu cercado da família em sua casa em Bel Air, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Quincy foi o responsável por produzir alguns dos álbuns mais memoráveis de Michael Jackson, como “Off The Wall”, “Thriller” e “Bad”.
Em sua trajetória de 6 décadas, Jones também colaborou com artistas como Aretha Franklin, Ray Charles e Frank Sinatra. Um de seus projetos mais emblemáticos foi a coordenação de We Are the World (1985), iniciativa que reuniu dezenas de artistas para arrecadar fundos para a África. Lionel Richie, coautor da música, o definiu como o “mestre orquestrador” do projeto.
No Brasil, Jones estabeleceu parcerias significativas com Milton Nascimento, Ivan Lins e Simone. Sua amizade com Milton Nascimento, iniciada em 1967, perdurou até seus últimos dias. A produção de Jones da música Velas, de Ivan Lins, conquistou um Grammy, e seu convite para Simone se apresentar no Montreux Jazz Festival fortaleceu ainda mais suas conexões com a música brasileira.