
Os moradores do Jardim Santos II, em Mogi das Cruzes, procuraram a reportagem da Vanguarda para informar os problemas que vêm enfrentando, desde o ano passado, com o mato que, com o passar dos dias, fica cada vez mais alto às margens e no leito do Rio Jundiaí, que atravessa o bairro. Cobras e outros animais peçonhentos já estão aparecendo perto das casas.
Segundo uma das líderes do bairro, Eliana Ferreira, com as chuvas, o mato cresceu muito rapidamente e quase cobriu o leito do rio. ´Quando chove, inunda de forma imediata as ruas, especialmente a Rua Serra Leoa. No final de dezembro, a água chegou a entrar nas casas porque o rio está sem vasão`, explicou a moradora, que nos mandou um vídeo.
Ela disse, ainda, que começaram a aparecer cobras e escorpiões nas proximidades das residências e isso, seria, graças ao mato que está alto.
Em nota, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de Mogi informou que já está providenciando a solução para o problema. ´A região do Oropó já está recebendo trabalhos de zeladoria e manutenção. Nesta quinta-feira, tiveram início as obras de desassoreamento do Córrego Oropó, que é afluente do Rio Jundiaí, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da SP Águas. Além de toda a extensão do Córrego Oropó, será realizada também a desobstrução do trecho da confluência dos dois cursos d’água, onde há acúmulo de sedimentos, que prejudica o fluxo do Rio Jundiaí. Juntamente ao desassoreamento, é feito o corte da vegetação às margens do curso d´água`.