
Por Sabrina Pacca
Os moradores da Avenida José Figueira, no Distrito de Sabaúna, já não sabem mais o que fazer. A rede elétrica, segundo eles sem manutenção, vive dando problemas e falta energia toda semana. Nesta terça-feira (07), após uma chuva de dez minutos, a luz acabou por volta das 13 horas e uma equipe da EDP, concessionária que atende a Cidade, só chegou ao local às 19 horas, após a reclamação ter sido encaminhada à assessoria de imprensa da empresa pela reportagem da Vanguarda.
Um dos moradores, o caseiro Salvio da Mota Siqueira, chegou a gravar um vídeo dizendo que a rede estava com problemas e encaminhou para nosso jornal.
A esposa dele, Roberta Jacques Vieira Cordeiro Siqueira, que também é caseira de um sítio localizado nesta via, coleciona protocolos da EDP que, de acordo com ela, não faz o trabalho preventivo para a época das chuvas.
No dia do Natal, por exemplo, ela fala que ligou para a concessionária por volta das 21 horas porque a energia acabou. ´Daí para frente foi um pesadelo. Tenho registrado diversos protocolos e a luz só foi voltar três dias depois, no dia 28. Isso é um absurdo. A gente sofre muito aqui em Sabaúna. Qualquer ventinho, a energia acaba. A EDP precisa tomar uma providência. Não adianta apenas consertar o problema de forma pontual. Precisa fazer uma manutenção em toda a rede elétrica daqui`, pontuou a moradora.

Outro que não se conforma com o problema é o morador Fabiano Campos Franco. Ele diz que tem uma enteada que tem paralisia cerebral e a menina depende muito de recursos, como fraldas e atendimento especializado e, sem energia, não dá para cuidar dela. ´É muito complicado. A gente não consegue ficar no sítio com a minha enteada porque qualquer coisinha acaba a energia. Além disso a gente perde muitos alimentos. Imagina, na semana do Natal, perdemos uma geladeira cheia de comida. É uma tristeza`, afirmou Franco.
Em nota, a EDP informou que, ´em virtude das chuvas acompanhadas de fortes ventos que atingiram o Alto Tietê na tarde de hoje (7), houve um aumento de ocorrências na operação do sistema elétrico. Em conformidade com o Plano Verão 2024/2025 da EDP, equipes técnicas foram reforçadas e estão mobilizadas no atendimento às ocorrências. Os principais reparos estão relacionados a queda de galhos, árvores e lançamento de objetos sobre as redes elétricas, que demandam maior tempo de trabalho das equipes por conta da complexidade`.
Disse ainda que ´em situações com grande volume de ocorrências como esta, a EDP atua com priorização no atendimento, primeiramente à hospitais, postos de saúde, escolas, creches, serviços essenciais, casos que possam oferecer risco à vida e ocorrências com grande volume de consumidores impactados. Parte dos trabalhos é realizada em parceria com a Defesa Civil, e o tempo de reparo das ocorrências varia de acordo com a dimensão dos danos em cada caso`.
A companhia reforça as recomendações sobre segurança para que a população jamais se aproxime de cabos partidos ou de fios caídos. No caso de qualquer ocorrência com a rede elétrica, a EDP pode ser acionada por meio dos canais de atendimento:
* Site: www.edp.com.br
* Aplicativo EDP Online
* WhatsApp (11) 93465-2888
* Central de Atendimento ao Cliente: 0800 721 0123














