
A Prefeitura de Mogi das Cruzes inicia nesta quinta-feira (05/12) a Operação Natal de Segurança, ação que reforça o trabalho das forças de segurança em toda a cidade. O objetivo é coibir crimes e aumentar a sensação de segurança no período, que concentra maior circulação de pessoas e movimentação financeira por causa do 13º salário e das compras de fim de ano.
No dia 17 de novembro, o secretário municipal de Segurança, Gilberto Ito, se reuniu com representantes das Polícias Militar e Civil para definir o plano conjunto de atuação entre a Prefeitura, a Guarda Civil Municipal (GCM) e as corporações estaduais. A estratégia integra ações de patrulhamento, monitoramento e prevenção, com foco na redução dos índices criminais registrados no município.
A operação contará com aumento de 50% a 100% no efetivo da GCM nas ruas, conforme a demanda de cada região. O reforço será possível por meio da Diária Especial por Atividade Complementar (DEAC), programa lançado em setembro pela prefeita Mara Bertaiolli, que permite que guardas civis atuem em seus horários de folga, por até dez diárias mensais.
Mogi das Cruzes possui atualmente 298 guardas municipais, distribuídos entre patrulhamento, monitoramento e grupamentos especializados, como Patrulha Maria da Penha, Patrulha Rural, Ronda Escolar e Patrulha Ambiental. O trabalho é complementado pelo programa Smart Mogi, sistema de monitoramento integrado ao banco de dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado, com 658 câmeras — sendo 210 com reconhecimento facial e 448 com leitura automática de placas.
“Todos os investimentos feitos em segurança este ano pela Prefeitura têm gerado ótimos resultados. Nesta segunda-feira (01/12), por exemplo, foram divulgados os índices criminais da Secretaria de Segurança do Estado de São Paulo e tivemos, pelo quarto mês consecutivo, queda em vários tipos de crime”, afirma o secretário municipal de Segurança, Gilberto Ito.
A população pode acionar a Guarda Civil Municipal pelo telefone 153, do Centro de Operações Integradas (COI), que funciona 24 horas por dia.















