
A Prefeitura de Mogi das Cruzes liberou nesta terça-feira (02/12) a nova rotatória da avenida Francisco Rodrigues Filho, no encontro com as avenidas Pedro Romero e Ricieri José Marcatto. O dispositivo foi reformulado dentro das obras do Corredor Nordeste, que já alcançaram 75% de execução e somam investimento superior a R$ 121 milhões.
“Esta é a primeira parte de diversas obras de mobilidade urbana que irão beneficiar toda a população, principalmente a da Região Leste de Mogi das Cruzes. O Corredor Nordeste será uma alternativa à avenida Ricieri José Marcatto, sobretudo aos moradores de Cezar de Souza que vão para bairros como o Mogilar ou que desejam ir a São Paulo”, afirmou a prefeita Mara Bertaiolli.
A nova rotatória recebeu lombadas para reforçar a segurança viária, além de sinalização vertical e horizontal. Com essa etapa concluída, as equipes das Secretarias Municipais de Obras e Infraestrutura e de Mobilidade e Trânsito iniciaram a liberação assistida do tráfego, monitorando o fluxo e avaliando a necessidade de ajustes.
Com a abertura do dispositivo, as obras do Corredor Nordeste avançam para a construção do viaduto sobre a linha férrea e para o recapeamento da avenida Dante Jordão Stoppa. O corredor terá 2,4 quilômetros de extensão, ligando a região da avenida Francisco Rodrigues Filho à avenida Vereador Dante Jordão Stoppa. A estrutura contará ainda com 1.850 metros de ciclovias.
O vice-prefeito Teo Cusatis destaca que o corredor será uma opção viária importante. “O dispositivo será uma alternativa à avenida Ricieri José Marcatto e também uma nova possibilidade de deslocamento, beneficiando toda a Região Leste de Mogi das Cruzes. As obras têm investimento de R$ 121.599.638,66 e a previsão é que sejam concluídas até agosto de 2026”, afirmou.
O viaduto sobre a linha férrea, iniciado em setembro, já teve as vigas lançadas, permitindo o início da concretagem da laje por onde passarão os veículos. Paralelamente, segue o recapeamento da avenida Dante Jordão Stoppa, entre o encontro com a avenida João XXIII e a rotatória próxima ao centro comercial. Essa etapa inclui manutenção de guias, sarjetas e nova pavimentação, com conclusão prevista para este mês.
A rotatória localizada em frente ao centro comercial também passa por intervenções e será removida, já que o local receberá o acesso ao novo viaduto. Uma nova via está sendo construída para ligar as avenidas Nellusco Lourenço Boratto e Dante Jordão Stoppa, passando sob o viaduto, e atenderá motoristas que seguem da avenida Ricieri José Marcatto em direção à avenida João XXIII.














