
A Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar de Mogi das Cruzes informa que vai intensificar as ações de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) durante o período de Carnaval, considerado um dos momentos do ano com maior vulnerabilidade ao risco de transmissão. A estratégia prevê levar informação, testagem e insumos de prevenção a diferentes pontos da cidade, ampliando o acesso da população aos serviços de saúde.
Entre os dias 14, 15, 16 e 17 de fevereiro, equipes da Unidade de Atenção aos Programas de Saúde 2 (Uaps 2), responsável pelo Programa Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis e HIV/Aids (PMIST/Aids), estarão no distrito de Sabaúna, onde ocorre o tradicional Carnaval de rua, acompanhando a passagem dos blocos.
No local, serão oferecidos testes rápidos e gratuitos para HIV, sífilis e hepatites virais B e C. Também haverá distribuição de insumos de prevenção, como preservativos internos e externos, além de gel lubrificante.
Ações no Centro
Além da mobilização em Sabaúna, a Prefeitura promoverá ações especiais nos dias 14 e 16 de fevereiro, na praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, no Centro, entre as ruas Dr. Paulo Frontin e Professor Flaviano de Melo. Neste ponto, serão distribuídos autotestes de HIV, insumos de prevenção e orientações sobre a chamada Prevenção Combinada.
Essa estratégia reúne diferentes formas de proteção, como o uso de preservativos, a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), indicada para prevenir a infecção pelo HIV antes da exposição ao vírus, e a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), utilizada após situações de risco.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar, o objetivo é estimular a testagem, permitir que a população conheça seu status sorológico e ampliar o acesso às informações sobre os métodos de prevenção disponíveis. “É uma ação que consideramos bastante importante para a promoção da saúde, a prevenção de doenças e o cuidado com a população, especialmente em períodos de maior risco. Com informação, acesso e acolhimento, podemos ter um Carnaval mais seguro, consciente e saudável”, afirma a secretária municipal de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi.














