sábado, 07 de fevereiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Reunião discute plano integrado de prevenção (Foto: PMMC)

Mogi e Sabesp elaboram plano de emergência para situações de risco em represas da região

A Sabesp e a Prefeitura de Mogi das Cruzes vão atuar de forma integrada na elaboração do Plano de Ação de Emergência das represas dos rios Jundiaí e Taiaçupeba, administradas pela companhia. A proposta foi apresentada nesta quinta-feira (05/02), no auditório da Prefeitura, por um consórcio de empresas responsável pela elaboração do documento, que será integrado ao plano de contingência do município.

Segundo a Sabesp, o objetivo é estruturar respostas eficientes para situações de risco, incluindo acidentes naturais, como enchentes e deslizamentos, e ocorrências tecnológicas, como rompimentos de pontes e barragens, mesmo que as chances de ocorrência sejam consideradas remotas.

De acordo com a companhia, as barragens são “100% seguras” e o plano tem caráter preventivo, atendendo à legislação federal que institui a Política Nacional de Segurança de Barragens e o Sistema Nacional de Informações sobre Segurança de Barragens.

“Nossas barragens são seguras e monitoradas. Temos uma estrutura robusta e um extenso programa de revitalização para melhorar e otimizar ainda mais a segurança. Este projeto tem um caráter preventivo e será importante para fomentarmos uma cultura de segurança”, afirmou a coordenadora da Divisão de Geologia e Barragens da Sabesp, Mariza Fernanda da Silva.

O consórcio formado pelas empresas Geometrisa, Nova Engevix Engenharia e Gridlab Sistemas e Serviços será responsável pelo mapeamento das áreas de inundação, identificação de edificações sensíveis, definição das Zonas de Autossalvamento, instalação de sistemas de alerta, elaboração do plano de comunicação, estudo de cenários de rompimento e plano de salvamento.

Segundo a Sabesp, o trabalho inclui a realização de simulações e ações de orientação à população, com foco na prevenção e no preparo para situações extremas.

“Nosso foco é chegar na população, nas lideranças comunitárias, que serão fundamentais. É importante que todos estejam treinados e capacitados para situações de emergência”, completou Mariza Silva.

O engenheiro Euclydes Cestari Jr., especialista em segurança de barragens, destacou a integração entre os setores municipais. “Teremos a oportunidade de treinar a população, que será mapeada e cadastrada para o plano de salvamento. Para isso, será importante a integração de todos os setores da Prefeitura, para uma resposta mais eficiente, articulada com o plano de contingência da Defesa Civil”, afirmou.

O secretário municipal adjunto de Segurança, coronel Reinaldo Nascimento, disse que o planejamento amplia as ações já existentes na cidade. “Estamos à disposição para colaborar. A experiência que essas empresas trazem de outros municípios vai, com certeza, nos ajudar muito e faremos o possível para ter bons resultados”, declarou.

Já o gestor da Defesa Civil de Mogi das Cruzes, coronel Marcos Vicente de Paulo Casarini Silva, ressaltou a importância da prevenção. “Não podemos esperar que tragédias aconteçam para atuar. Este trabalho já começa agora, de forma conjunta e com planejamento”, afirmou.

Participação

A apresentação reuniu representantes de diversas secretarias municipais, da Defesa Civil, do Semae e de órgãos estaduais. A engenheira Bruna Moraes Vicente, da Nova Engevix, destacou o envolvimento do município.

“Já passamos por sete municípios, sempre fazendo a mesma atividade e explicando a necessidade de envolvimento das prefeituras. Aqui em Mogi das Cruzes, fiquei impressionada com a participação. É o maior engajamento entre as cidades já visitadas”, disse.

Também participaram do encontro secretários municipais, representantes da SP Águas e da Defesa Civil estadual. A prefeita Mara Bertaiolli foi representada pela chefe de Gabinete, Neusa Marialva, que reforçou o apoio da administração municipal à elaboração do plano.

Publicado em: 5 de fevereiro de 2026

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo