
A Câmara de Mogi das Cruzes aprovou quarta-feira (17), durante a última sessão de 2025, o projeto de lei de autoria da vereadora Fernanda Moreno (MDB), que institui o Programa de Voluntários do Canil Municipal de Mogi das Cruzes, denominado “Passeio Animal”.
O programa, segundo a autora da proposta, tem como finalidade cadastrar e encaminhar pessoas físicas para a prestação de serviços voluntários no Canil Municipal, contribuindo para a execução das atividades da unidade e para a melhoria das condições de bem-estar e socialização dos animais abrigados, enquanto aguardam adoção.
Entre as atividades previstas para os voluntários estão o passeio com os cães, a realização de banho e tosa em cães e gatos e o auxílio em eventos de adoção promovidos pelo Canil Municipal.
Para participar do programa, o interessado deverá ter idade mínima de 18 anos e realizar cadastro junto ao órgão responsável, mediante apresentação de documento de identidade, CPF e comprovante de residência. Os voluntários também deverão cumprir regras específicas, participar de orientações e treinamentos prévios antes do início das atividades.
No caso dos passeios semanais com os cães, será exigida a assinatura de um Termo de Compromisso, estabelecendo responsabilidades e diretrizes para a participação no programa.














