quarta, 18 de fevereiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Foto: Divulgação

Mogi das Cruzes recebe atividades do Sesc São Paulo na Virada Inclusiva 2025 até o dia 7 de dezembro

O Sesc Mogi das Cruzes integra a programação da Virada Inclusiva 2025, que acontece em todo o Estado de São Paulo até o dia 7 de dezembro. Realizado em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), o evento chega à sua 15ª edição e celebra os 10 anos da Lei Brasileira de Inclusão (LBI), sob o tema “Direito de ser, viver e protagonizar”. Com mais de 130 atividades gratuitas, a iniciativa reforça o acesso à cultura e destaca o protagonismo de artistas e atletas com deficiência por meio de oficinas, apresentações, debates, vivências esportivas e ações que incentivam práticas anticapacitistas.

Para Mogi, o Sesc preparou uma programação diversificada que inclui cinema, teatro, música, atividades esportivas e oficinas. Entre os destaques está o Torneio Inclusivo de Xadrez, organizado pela atleta e paratleta Gercília Medeiros e pelo grupo Mulheres Enxadristas do Brasil. Voltado especialmente para pessoas com deficiência visual, o torneio será realizado no sábado (6), das 9h às 17h30. Embora as inscrições já estejam encerradas, o público pode acompanhar as partidas e prestigiar os competidores. No domingo (7), das 13h às 16h, a programação segue com uma vivência de Xadrez Inclusivo conduzida pela própria Gercília, que é educadora, professora e referência no ensino da modalidade para pessoas com deficiência visual.

A programação cultural também reserva momentos importantes. No dia 3, às 19h, o bate-papo “Muito Além do Meu Diagnóstico” promove uma discussão sobre cidadania e identidade. Nos dias 6 e 7, às 14h, a oficina “Meu Mundo em Bótons” convida o público a criar e experimentar novas linguagens artísticas.

O teatro marca presença com o espetáculo “Podemos Voar sem Asas”, da Cia Casa Passarinho, no sábado (6), às 16h. A peça conta a história da Princesa Tetê, que sonha em conhecer o mundo. Para realizar seu desejo, o rei e a rainha convidam contadores de histórias de vários países, trazendo canções tradicionais e promovendo uma reflexão sobre diversidade, respeito e a busca por inclusão.

Teatro – Podemos voar sem asas / Foto: Amanda Moraes

No encerramento da programação, no domingo (7), às 16h, apresenta o show “Escolho Ser Feliz”, no qual interpreta clássicos da MPB e conversa com o público sobre temas como resiliência, capacitismo e respeito às diferenças. Cego desde o nascimento, Ari encontrou no piano seu primeiro propósito e leva ao palco uma apresentação cheia de sensibilidade e inspiração.

O pianista Ari Protázio / Foto: Divulgação

Publicado em: 3 de dezembro de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo