terça, 27 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Foto: reprodução internet

Mogi das Cruzes realiza Dia D de Combate à Dengue nesta sexta-feira (21) no Parque Olímpico

A Prefeitura de Mogi das Cruzes realiza nesta sexta-feira (21/2) o Dia D de Combate à Dengue, no Parque Olímpico, região com maior índice de infestação de mosquitos, conforme dados da última Avaliação de Densidade Larvária, realizada em janeiro deste ano. O mutirão será executado em parceria com a Defesa Civil do Estado de São Paulo e diversos setores da Administração Municipal, mobilizando mais de 150 colaboradores.

A concentração do Dia D será na Escola Municipal Luiz Beraldo de Miranda, que fica na avenida Maurílio de Souza Leite, 1.851, no bairro, a partir das 7 horas, quando equipes da Defesa Civil Estadual e da Prefeitura Municipal farão a reunião de organização dos trabalhos. Na sequência, serão iniciadas ações de nebulização e limpeza dos espaços públicos, seguidas de visitas casa a casa, panfletagem e orientação.

Entre os colaboradores estarão 10 agentes da Defesa Civil (cinco do Estado e cinco do município), seis guardas civis, 105 colaboradores da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e 30 profissionais da Saúde. O grupo irá atuar com apoio de 10 veículos, cinco caminhões basculantes, uma retroescavadeira e 30 roçadeiras.

Mogi das Cruzes realiza um trabalho permanente de combate à dengue, por meio do Núcleo de Controle e Prevenção de Arboviroses. “Diariamente, os agentes de controle de vetores percorrem a cidade para verificar se há criadouros do Aedes aegypti nos imóveis e tomam as providências necessárias, que vão desde orientação e nebulização até autuações, caso seja necessário”, explica o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Jefferson Renan de Araújo Leite.

O objetivo do Governo do Estado com o Dia D é ampliar as medidas preventivas nos municípios e regiões com risco de aumento no número de pessoas contaminadas. O trabalho se concentrará em quatro frentes: nebulização com aplicação de inseticida em espaços públicos; vistoria de espaços públicos para identificação e eliminação dos criadouros do mosquito da dengue, com retirada de entulho e água parada; visita nas residências; e panfletagem.

O Núcleo de Prevenção e Controle de Arboviroses iniciará o mutirão de visitas casa a casa e, ao longo da próxima semana, os agentes farão os tratamentos químicos e aplicação de larvicidas em locais com acúmulo de criadouros, com orientação aos moradores. “A abordagem pessoal é fundamental porque ajuda a conscientizar o munícipe sobre a importância da sua participação com rotinas diárias de cuidados”, explica a prefeita Mara Bertaiolli.

De acordo com a Avaliação de Densidade Larvária realizada no último mês de janeiro, 75% dos focos estão nas residências e compreendem materiais inservíveis ou destinados à reciclagem. A maioria das larvas do Aedes aegypti continua sendo encontrada em recipientes móveis, ou seja, objetos ou situações que poderiam ser eliminados pelos moradores para evitar o acúmulo de água parada.

As ações e procedimentos fazem frente ao aumento no número de casos de dengue registrados em todo o Estado de São Paulo. Neste ano, até o momento, Mogi das Cruzes contabilizou 24 casos positivos e há, ainda, 173 exames suspeitos aguardando resultados.

Zap Dengue – A Prefeitura de Mogi das Cruzes lançou o sistema de informação “Zap Dengue”, que pode ser acessado por qualquer cidadão pelo WhatsApp (11) 99918-6070. Para usar, basta digitar “oi”, ou qualquer outra ação de interação, que o munícipe recebe a mensagem inicial do Assistente Virtual, pronto a ajudar com informações sobre a dengue.

 

 

Publicado em: 20 de fevereiro de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo