
A Prefeitura de Mogi das Cruzes solicitou à Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento apoio emergencial para os produtores rurais prejudicados pelas fortes chuvas dos últimos dias. Nos casos mais críticos, ao menos 50 famílias das regiões do Conjunto Santo Ângelo, em Jundiapeba sofreram perdas significativas: 40% perderam toda a produção e 60% tiveram ao menos metade das hortaliças afetadas pelas tempestades.
Em audiência com o secretário executivo de Agricultura do Estado, Edson Fernandes, o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Renato Abdo, detalhou os impactos da situação e pediu a liberação de crédito emergencial do Feap (Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista) no valor de R$ 20 mil para cada família afetada. Além disso, solicitou a prorrogação dos prazos para pagamento dos financiamentos rurais vigentes.
“Toda a renda dessas famílias para fevereiro foi comprometida. Agora, elas precisarão reinvestir para recuperar os prejuízos. O auxílio do Governo Estadual é essencial para garantir o reequilíbrio econômico do setor”, destacou Abdo.
O secretário executivo Edson Fernandes garantiu apoio às demandas do município e reforçou a disposição do Estado em colaborar por meio de ações e programas voltados à recuperação do setor. “Conheço de perto a produção de Mogi e estamos ao lado das cidades atingidas pelas chuvas, da Prefeitura e dos produtores. Além disso, queremos avançar no fortalecimento da produção local, incluindo itens característicos da região, como os cogumelos”, afirmou.














