terça, 20 de maio de 2025 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Foto: Divulgação/PMMC

Mogi das Cruzes inicia trabalho pioneiro para boas práticas e aumento da transparência na Saúde

Mogi das Cruzes será o primeiro município do Brasil a ter um trabalho especializado para a implantação de boas práticas de transparência e governança em conjunto com o Instituto Ética Saúde, referência nacional sobre o tema. Nesta terça-feira (21/01), a prefeita Mara Bertaiolli e o vice-prefeito Téo Cusatis receberam representantes da entidade e discutiram ações e projetos que serão implantados em áreas como licitações e prestação de contas das Organizações Sociais da Saúde.

A cidade se tornou observadora do Marco de Consenso do Brasil, desenvolvido pelo Instituto Ética Saúde. Além disso, a Prefeitura e a entidade trabalharão juntas, por meio de um acordo de cooperação técnica, em projetos inéditos em Mogi das Cruzes, como um manual de ética e boas práticas para a Secretaria Municipal de Saúde e o primeiro protocolo de prestação de contas de Organizações Sociais de Saúde.

“Vamos aprender muito com o Instituto Ética Saúde e eles com a gente também. Mogi das Cruzes vai ser modelo deste trabalho. Vamos começar desde o início, cumprir todos os passos. A Prefeitura está à disposição”, afirmou Mara Bertaiolli.

O Instituto Ética Saúde é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que tem como propósito combater a corrupção e promover um ambiente de negócios mais éticos no setor da saúde, defendendo a transparência nas interações entre os agentes do setor. A entidade possui associados como grandes empresas e associações ligadas à saúde e acordos de cooperação com órgãos como o Tribunal de Contas da União, a Controladoria Geral da União, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e a Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS).

“O braço de governança e de conformidade está no DNA da administração, inovando nas questões de boas práticas. Vamos estruturar processos de transparência e ética e o instituto será um orientador para nós”, explicou Téo Cusatis.
Dentro do trabalho realizado pelo Instituto está verificar a regulação, a legislação e o que pode ser alterado e melhorado, inovando em boas práticas em termos de licitações, compras e procedimentos. Ele também recebe denúncias de más práticas, que são encaminhadas para os órgãos competentes.

“Vamos desenvolver juntos um trabalho para ser um case nacional de boas práticas. Olhar o que a Secretaria Municipal de Saúde precisa e transportar para o setor público o trabalho que já executamos com o setor privado”, disse o diretor executivo do Instituto Ética Saúde, Filipe Venturini, que participou da reunião com a secretária executiva da entidade, Marcela Marchioro.

Também participaram da reunião a secretária municipal de Saúde, Rebeca Barufi, o secretário municipal de Governo e Transparência, Guilherme Server, a chefe de Gabinete, Neusa Marialva, e o controlador geral do Município, Rodrigo Reys.

 

Publicado em: 21 de janeiro de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1
Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo