terça, 27 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Anúncio foi feito nesta quinta-feira (27), em cerimônia realizada na Prefeitura (Fotp: Divulgação PMMC)

Mogi das Cruzes adere ao Pacto Ninguém se Cala e amplia proteção às mulheres

Mogi das Cruzes deu um passo importante na prevenção da violência contra as mulheres ao aderir ao “Pacto Ninguém se Cala”, iniciativa do Ministério Público Estadual. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (27), em cerimônia realizada na Prefeitura, reforçando o compromisso da administração municipal com a proteção e acolhimento das vítimas.

O evento contou com a presença de autoridades como o procurador-geral de Justiça, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, a promotora Vanessa Sousa, coordenadora do Pacto, e a procuradora do Ministério Público do Trabalho (MPT), Renata Falconi Capistrano da Silva, além de representantes do Judiciário. Todos destacaram a relevância da adesão de Mogi ao projeto, que estabelece protocolos para combater a violência de gênero e promover medidas preventivas na Cidade.

A prefeita Mara Bertaiolli destacou que a adesão ao Pacto simboliza um compromisso efetivo com a valorização e segurança das mulheres. “Mais do que incentivar o enfrentamento da violência contra a mulher, vamos criar uma rede de cuidado, atenção e acolhimento em toda a Cidade. Ninguém pode se calar diante da violência”, afirmou.

O vice-prefeito Téo Cusatis também falou sobre a importância da iniciativa, lembrando que Mogi das Cruzes criou a 1ª Secretaria da Mulher e vem promovendo políticas voltadas à proteção feminina. “A Cidade terá um canal sempre aberto para denúncias e para o fortalecimento da capacitação de servidores”, disse.

O procurador-geral de Justiça, Paulo Sérgio, reforçou que “não há tolerância à intolerância de gênero”. Segundo ele, a adesão ao Pacto reflete o compromisso de Mogi com a vida, a liberdade e os direitos das mulheres.

Assinatura do Pacto Não Se Cale (Foto: Divulgação PMMC)

 

Medidas Previstas

Mogi das Cruzes é a primeira cidade do Alto Tietê e uma das pioneiras no Estado de São Paulo a aderir ao “Pacto Ninguém se Cala”. A iniciativa conta com 72 signatários, entre instituições, empresas e órgãos públicos, e tem como objetivo sensibilizar e orientar a população para o enfrentamento da violência contra a mulher em espaços públicos, eventos, estabelecimentos comerciais e locais de trabalho.

O protocolo prevê ações educativas e preventivas, incluindo a capacitação de servidores municipais, campanhas de conscientização e a orientação de comerciantes, bares, restaurantes e casas noturnas para fortalecer a rede de proteção às mulheres.

A secretária municipal da Mulher, Livia Bolina, destacou que a adesão ao projeto será contínua e integrada a outras ações da pasta. “Mais do que um símbolo, esse compromisso será levado a sério, caminhando junto com nosso trabalho de proteção e cuidado com as mulheres”, afirmou.

 

1º Fórum das Mulheres Mogianas

Como parte da programação do “Março Por Elas”, Mogi das Cruzes realizará nesta sexta-feira (28) o 1º Fórum das Mulheres Mogianas. O evento acontecerá no auditório do Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe) e reunirá representantes de diversos setores da sociedade para debater temas como políticas públicas, geração de emprego e renda, proteção às vítimas de violência e inclusão social.

Participarão das discussões: a delegada assistente da Delegacia de Defesa da Mulher de Mogi das Cruzes,  Ana Flávia Sales Martins Ferreira, a jovem estudante Camila Olivo Prado; a empreendedora, mãe adotiva e solo, Elaine Salin; a diretora da Ong Acredita Poderosa, Fernanda Calazans; a mulher trans, cabeleireira, artista e apresentadora, Jaqueline Aquela; a paratleta da seleção brasileira e bicampeã de bocha paralímpica, Josiana Batista da Silva, a mãe atípica Laíne Souza, a secretária municipal da Mulher, Livia Bolina, a jornalista e empreendedora Marilucy Cardoso, a educadora e ex-vereadora Marinês Piva, a comerciante Penha Cardoso, Rosana Pierucetti – advogada e presidente da OSC Recomeçar, Rosana Pierucetti, e a secretária adjunta de Segurança de Mogi, Thais Nascimento.

As inscrições para o evento estão abertas no site da Prefeitura de Mogi das Cruzes: clique aqui para se inscrever.

 

Caminhada Parque a Parque

A programação do “Março Por Elas” será finalizada no domingo (30) com a Caminhada Parque a Parque. A concentração será às 7h, no Parque Ayrton Nogueira, no Nova Mogilar, com saída às 8h e chegada ao Parque Centenário. No local, o Fundo Social de Solidariedade arrecadará produtos de higiene pessoal para mulheres em situação de vulnerabilidade.

A participação é gratuita e os organizadores sugerem que os participantes vistam camisetas brancas ou rosas. Durante o encerramento, haverá uma apresentação especial da Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes em homenagem a Elis Regina.

A programação completa do “Março Por Elas” pode ser acessada no site da Prefeitura de Mogi das Cruzes.

 

Publicado em: 27 de março de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo