
Silvia Chimello
A Prefeitura de Mogi das Cruzes iniciou a quarta etapa do programa Pró-Visão, que tem como meta acelerar o atendimento e reduzir a fila por consultas oftalmológicas na Cidade. O lançamento oficial da nova fase aconteceu nesta terça-feira (5), Dia Mundial da Saúde, no prédio da Policlínica, ao lado da Santa Casa, onde os atendimentos já estão em andamento.
Nesta nova etapa, serão realizados mais de 8 mil exames por meio de parceria com a Santa Casa, com previsão de até 100 atendimentos por dia. O objetivo é agilizar a triagem e encaminhar os pacientes para procedimentos mais complexos, como as cirurgias de catarata.
Desde o início do ano, a Secretaria Municipal de Saúde realiza mutirões para reduzir a fila. Quando o programa foi lançado, em fevereiro, havia 14.747 pessoas aguardando atendimento. Até 31 de julho, esse número caiu para 11.798 — uma redução de 20,4%.
O evento de apresentação da nova fase do Pró-Visão contou com a presença da prefeita Mara Bertaiolli, do vice-prefeito Téo Cusatis, da secretária de Saúde, Rebeca Barufi, do secretário adjunto Luiz Bolt, da provedora da Santa Casa, Miriam Nogueira do Valle, da diretoria do hospital e dos vereadores Otto Rezende, Bi Gêmeos e Rodrigo Romão.
Com a ampliação, o número de consultas contratadas entre Prefeitura e Santa Casa passará de 500 para 1.500 por mês. A meta é alcançar 8 mil atendimentos oftalmológicos em até oito meses. O número de profissionais envolvidos subiu de cinco para sete, e novos equipamentos foram adquiridos, como a lâmpada de fenda, o refrator de Greens e o tonômetro de Goldmann — essenciais para diagnósticos como catarata, glaucoma e lesões de retina.
A prefeita classificou a expansão do Pró-Visão como “o maior mutirão de saúde da história da Cidade” e reiterou que a saúde é prioridade do seu mandato. “Essa ampliação representa o nosso compromisso com uma saúde mais ágil, humana e resolutiva. Estamos cuidando das pessoas e garantindo o direito à visão para milhares de mogianos, com qualidade, respeito e competência”, destacou.
A secretária de Saúde reforçou que esta etapa tem caráter estratégico, por acelerar o diagnóstico e ampliar o acesso à saúde visual. “Esse vai reduzir significativamente o tempo de espera e promover mais qualidade no serviço público de saúde”, reforçau.
O investimento previsto é de R$ 400 mil. Segundo o vice-prefeito, os recursos para esta etapa vêm da realocação de verbas inicialmente previstas para a reforma do Posto 24h do Jardim Universo. “Estamos entregando mais do que números, estamos oferecendo dignidade”, disse.
O programa teve início em fevereiro com parceria com a Clínica Boucault e, em junho, foi ampliado com mutirão de cirurgias de catarata na Santa Casa, com meta de 908 procedimentos até dezembro. Também houve ações em parceria com o Lions Clube na Unica, em Jundiapeba, que atendeu 613 pessoas. Desde o fim de julho, os atendimentos acontecem na UnicaFisio, no Rodeio, com previsão de alcançar 1.500 pacientes. A ação retorna em outubro com nova rodada gratuita.
No vídeo, o vice-provedor Flávio Ferreira de Mattos e a provedora Miriam Nogueira do Valle, fala, a respeito do novo Centro de Oftalmogia da Santa Casa e da parceria com a Prefeitura: