
Silvia Chimello
Um levantamento realizado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes em todas as unidades de saúde do município identificou seis aparelhos de Raio X odontológico que estavam sem uso, guardados em depósitos desde a gestão anterior. A partir dessa descoberta, a administração municipal decidiu ampliar os serviços e oferecer os exames em mais seis unidades da rede básica, sem gerar custo adicional aos cofres públicos.
A ampliação do programa odontológico na rede pública foi anunciada nesta quarta-feira (06) pela prefeita Mara Bertaiolli, ao lado do vice-prefeito Téo Cusatis e da secretária municipal de Saúde, Rebeca Barufi, durante evento realizado na Unidade de Saúde da Família (USF) Vila Nova União.

Prefeita Mara Bertaiolli durante visita à UFS Nova União com a secretária Reca Barufi (Foto: Divulgação PMMC).
A proposta é zerar a fila de espera para esse tipo de atendimento, que ainda conta com cerca de 913 pessoas. No início do ano, quando a atual gestão assumiu a Prefeitura, a demanda reprimida era de quase 5,8 mil pacientes – número que já foi reduzido em mais de 84%.
A partir de agora os exames passarão a realizados, além da UBS do Alto Ipiranga, onde o serviço já é oferecido, também na USF Vila Nova União, UBS do Botujuru, USF Nova Jundiapeba, UBS da Vila Suíça, USF Biritiba Ussu e USF do Piatã. Com a reativação e estruturação adequada, a rede passa a contar com capacidade para realizar até 950 exames por mês – um aumento de 400 novos atendimentos mensais em relação à média anterior de 450 exames centralizados na UBS Alto do Ipiranga.
Além dos seis aparelhos de Raio X, também foram localizadas três cadeiras odontológicas sem uso, que passarão a ser incorporadas à rede pública. Os equipamentos foram recuperados e já estão sendo instalados. Segundo a prefeita, essa reorganização reflete o compromisso de sua gestão com o planejamento e a eficiência dos serviços públicos.
“Detectamos esses equipamentos sem uso durante a transição. Fizemos a manutenção e agora eles serão utilizados nos postos de saúde. Uma cidade como Mogi, com uma fila de mais de 5 mil pessoas no início do ano, não pode ter esse tipo de equipamento parado. Isso é dinheiro jogado fora, principalmente na área da saúde, que precisa de atenção e investimentos”, afirmou Mara.
Ela reforça que o avanço nos atendimentos é reflexo de uma gestão preocupada com o bem-estar da população. “Quando se tem planejamento e foco, quem ganha é o povo. Cada ação que acelera o atendimento e reduz a fila mostra o respeito e a dignidade com que tratamos o cidadão mogiano.”

Equipamento já foi instalado na USF da Vila Nova União (Foto: PMMC)
O vice-prefeito Téo Cusatis destacou o empenho da equipe da Saúde e os novos projetos em andamento. Além da ampliação do atendimento odontológico, a Prefeitura lançou uma nova etapa do programa Pró-Visão, voltado à área oftalmológica. Outras ações estão previstas para esta sexta-feira (09), como o anúncio das obras de ampliação da unidade Única Jundiapeba, que receberá um tomógrafo, e da reforma da Única Fisioterapia de Braz Cubas.
De acordo com a secretária Rebeca Barufi, os exames de raio X odontológicos passarão a ser realizados em seis unidades, além da Única Jundiapeba, onde o serviço já é oferecido. O agendamento será feito pela central de marcações da Saúde, por meio do SIS 160. Casos mais complexos, como tratamentos de canal, continuarão sendo encaminhados para atendimento na rede especializada.