
A Prefeitura de Mogi das Cruzes retomou nesta segunda-feira (22) a parceria com os produtores da Chácara Santo Ângelo na compra de hortaliças (verduras e legumes) para complementar a merenda de 47 mil alunos da rede municipal. Em outras palavras, trata-se da retomada da participação da agricultura familiar da cidade no Programa Nacional de Alimentação Escolar, o que garante mais qualidade nutricional às refeições servidas nas escolas ao mesmo tempo em que fortalece a economia rural local.
A novidade foi anunciada pela prefeita Mara Bertaiolli durante evento realizado na sede da Cooperativa dos Produtores Rurais de Jundiapeba e Região (Cooprojur).
Ao todo, serão entregues, ao longo de um ano, 177 toneladas de hortaliças — entre cenoura, alface, couve, repolho, beterraba, abobrinha, batata-doce, entre outros itens. Os produtos sao cultivados por 63 famílias agrícolas, reunidas em três cooperativas: Cooprojur, Coopavat e Coopsat. A iniciativa beneficia diretamente produtores e estudantes de Mogi.
“Oferecer o que há de melhor aos nossos alunos é um compromisso da nossa gestão: desde o material, o sistema de ensino, até o cuidado com a alimentação e a saúde das crianças. No passado, fomos reconhecidos como a melhor merenda do país e hoje queremos retomar essa referência, principalmente porque temos o que há de melhor na nossa cidade. Além disso, precisamos valorizar o trabalho de quem planta e colhe com tanto esforço”, afirmou a prefeita.
O secretário de Agricultura e Segurança Alimentar, Renato Abdo, destacou os impactos econômicos e sociais da ação. “Estamos falando de uma política pública que garante renda para 63 famílias produtoras e, ao mesmo tempo, oferece refeições frescas e nutritivas a milhares de alunos. É um modelo que fortalece toda a cadeia produtiva e gera desenvolvimento para a cidade.”














