Após quatro anos sem mandato, o ex-vereador Mauro Araújo (MDB) foi reeleito neste domingo (6) para ocupar novamente uma cadeira na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes. Em seu retorno, ele destacou o entusiasmo e a responsabilidade que sente por ter sido reconduzido ao cargo pela população da Cidade. “Quero fazer o melhor mandato da minha vida e ajudar Mogi a retomar o desenvolvimento nas áreas de Educação, Saúde e Desenvolvimento Econômico”, afirmou.
Araújo enfrenta um processo judicial por suspeitas de obtenção de vantagens indevidas para beneficiar empresas, o que praticamente lhe custou o mandato nas eleições de 2020, mas acredita que será inocentado. Agora reeleito, aproveita para agradecer “à população e a Deus” pela nova oportunidade. “Isso representa muito para mim, para minha história e minha família. Não era justo minha história terminar daquele jeito”, declarou.
Sobre sua campanha, o vereador reeleito comentou que foi desafiadora, semelhante à sua primeira eleição há 20 anos, quando também concorreu sem o apoio do governo municipal. “Contei com o apoio de minha equipe, mas tive de caminhar muito, conversar com a população e entender suas insatisfações. Acredito que isso me deu a chance de voltar”, disse ele.
Araújo também celebrou a vitória em primeiro turno da prefeita eleita Mara Bertaiolli (PL), que faz parte do seu grupo político. Ele considerou o resultado surpreendente, mas ressaltou que havia um forte sentimento de insatisfação com a gestão anterior, o que facilitou a eleição de Mara. “Ela representa um resgate de esperança, além de ser muito importante ter uma mulher protagonista em Mogi”, comentou.
Para ele, trabalhar em harmonia com a nova prefeita será benéfico para o Município. O vereador reeleito lembra que já conhece o trabalho de Téo Cusatis, vice-prefeito eleito, e ex-secretário de Saúde, e o de Mara, que foi presidente do Fundo Social de Solidariedade durante a gestão de seu marido, Marco Bertaiolli. “Eles confiaram em mim, me incentivaram a tentar novamente, e agora é a hora de retribuir para a população”, declarou.
Quanto aos planos para o quinto mandato, o emedebista destacou que não tem uma única prioridade, mas várias, principalmente na melhoria dos serviços públicos. Araújo cita os problemas na Educação e a necessidade de aumentar o número de crianças em período integral, melhorar a qualidade do ensino, resolver a falta de professores e aprimorar a merenda escolar. Ele alega que o sistema público de Saúde está sobrecarregado e afirma que buscará parcerias com os governos estadual e federal para melhorar a situação. “Minha experiência e minha rede de contatos com grandes partidos podem ajudar muito”, comentou.
Ele também ressaltou a importância de atrair novos investimentos para Mogi das Cruzes, que, segundo ele, cresceu de forma desordenada nos últimos anos. “A Cidade virou uma espécie de terra dormitório, com muitos condomínios e pouco desenvolvimento econômico. Quero trabalhar para reverter isso”, afirmou.
O vereador reeleito falou ainda sobre a nova composição da Câmara, que teve uma renovação de 22% e elegeu quatro mulheres pela primeira vez, e destacou a importância da diversidade. “As mulheres tiveram uma votação expressiva, mas acredito que poderíamos ter elegido ainda mais. A Câmara precisa caminhar com o governo para que a cidade avance”, concluiu. Ele também mencionou que está em negociação para reassumir seu antigo gabinete, atualmente ocupado pelo vereador Edinho do Salão (PP), que não foi reeleito.