terça, 27 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Foto: Divulgação/PMMC

Mara Bertaiolli lança Acordo Mogiano para quitação de débitos de empreendedores

A prefeita Mara Bertaiolli anunciou na manhã desta quarta-feira (3/9) o lançamento da primeira fase do Programa Acordo Mogiano, uma ação inédita que oferecerá condições exclusivas de quitação de tributos municipais, a exemplo de ISS e taxas.

“É um programa inédito de renegociação de tributos, com acordos personalizados, de fácil adesão e disponíveis para todos, empreendedores e pessoas físicas. Nosso objetivo é facilitar a realização dos acordos, adaptando-os à realidade de cada pessoa.”, afirmou Mara Bertaiolli.

Na oportunidade, a prefeita agradeceu o Legislativo Municipal pela aprovação do projeto de lei, que garantiu a realização do programa.

Os descontos poderão chegar a 65% do valor principal e 100% de isenção dos juros e multas, dependendo de cada caso. O parcelamento também poderá ser feito em até 60 meses (valor mínimo da parcela será de R$ 100).

O procurador-geral do município, Filipe Hermanson, detalhou a ação. O primeiro edital, por exemplo, valerá por 120 dias e vai até 31 de dezembro deste ano, atendendo predominantemente débitos de ISS, mas também de outras taxas. “O Acordo Mogiano é diferente do antigo Refis, pois é mais moderno. Antigamente os descontos eram lineares, já o Acordo Mogiano estabelece faixas e busca facilitar a realização dos acordos, adaptando-os à realidade de cada pessoa”, comentou.

O procurador-geral lembra que este modelo de negociação de débitos já vem sendo realizado com sucesso pelos Governos Federal e Estadual, com previsão na Lei Federal 13.988/2020 e na Lei Estadual 17.843/2023, que criou o Acordo Paulista.

Para aderir ao Acordo Mogiano, basta acessar o site da Prefeitura de Mogi das Cruzes (clique aqui). Uma página específica traz todas as informações necessárias e as empresas podem aderir preenchendo os dados de forma on-line.

Durante o evento de apresentação do Acordo Mogiano, o procurador adiantou que os próximos editais serão lançados em breve. O edital de Dívidas Imobiliárias, voltado a débitos do IPTU, ISS e Construção Civil, tem início programado para o dia 6 de outubro, com validade de 120 dias. Na mesma data, também será lançado o edital do Semae, igualmente com validade de 120 dias.

Participaram do evento o presidente da Câmara, Francimário Vieira, o Farofa, os vereadores Edson Santos, Antonio José da Silva Neto, o Tonhão, Juliano Botelho, Priscila Yamagami, Malu Fernandes, Milton Lins, o Bigêmeos, Mauro Araújo e Osvaldo Antonio da Silva, além dos secretários municipais Guilherme Sever (Governo e Transparência), Joaz Batista (Serviços Urbanos e Zeladoria), Darly Carvalho (Educação), Daniela Mariano (Assistência Social), o diretor-geral do Semae, José Luiz Furtado, e representantes de entidades de classe.

Publicado em: 3 de setembro de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo