terça, 27 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Foto: Divulgação

4ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres espera mais de 150 participantes no sábado

Por Maria Salas

Com o tema nacional “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”, ocorre neste sábado (19) a 4ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres de Mogi das Cruzes, na Escola Professora Marlene da Silva Maldonado, em Jundiapeba. Promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, em parceria com a Secretarias da Mulher e Assistência Social, a conferência seguirá uma programação especial, das 8h às 16h30, com a presença de mais de 150 mulheres (inscritas previamente). O evento, que segue as diretrizes do Ministério das Mulheres e do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, terá, ainda, a participação online da ministra Márcia Lopes (confira as demais participantes no quadro abaixo).

A iniciativa visa ampliar o diálogo entre o poder público e a sociedade civil, ouvindo as demandas das mulheres para promover a construção coletiva de políticas públicas que garantam mais igualdade, respeito e oportunidades. As propostas apresentadas pelas participantes mogianas serão encaminhadas à conferência estadual e, posteriormente, à 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM), marcada para setembro, em Brasília, entre os dias 16 e 19.

A realização da conferência em 2025 carrega um simbolismo mais do que especial. Pela primeira vez em sua história, Mogi das Cruzes realiza o evento sob a condução de uma Secretaria da Mulher, liderada por Lívia Bolina, e com uma prefeita eleita, Mara Bertaiolli, no comando da gestão municipal. “A conferência representa um marco histórico e simbólico de extrema relevância, especialmente neste momento em que o município conta, pela primeira vez, com uma prefeita eleita e a criação de uma Secretaria da Mulher. Duas conquistas significativas que refletem os avanços no reconhecimento e fortalecimento das pautas de gênero no cenário local. A escuta ativa e a sensibilidade das lideranças femininas no Executivo e nas secretarias ampliam o alcance e a legitimidade desse compromisso.”, comenta a secretária da Pasta, Lívia Bolina.

Ela reforça a importância do espaço democrático como instrumento de transformação social: “É um momento importante de afirmação do Compromisso Político com a Igualdade de Gênero, e realização da conferência consolida o compromisso da gestão municipal com a promoção dos direitos das mulheres, colocando em pauta questões estruturais como a violência de gênero, a desigualdade no trabalho, o acesso à saúde, à educação e à participação política.”.

São conquistas que refletem o fortalecimento da pauta de gênero e consolidam o compromisso político com a equidade e os direitos das mulheres, de acordo com Lívia. “O espaço da conferência é democrático e participativo. Reúne mulheres de diferentes territórios, idades, raças, identidades e condições sociais para debater suas demandas. Isso garante que as políticas públicas não sejam construídas de cima para baixo, mas a partir das vivências reais das mulheres do município”, destaca.

A conferência também marcará a apresentação do Monitor Municipal de Gênero e Desigualdade, por Jamile Santana (da Secretaria de Governo e Transparência), e contará com rodas de discussão dos eixos temáticos e a eleição das delegadas que representarão o município na etapa estadual e, posteriormente, na Conferência Nacional, em Brasília.

A prefeita Mara Bertaiolli também celebra a iniciativa e reforça o compromisso da gestão com o fortalecimento das políticas públicas de gênero: “A criação da Secretaria da Mulher é um marco para Mogi das Cruzes. Mais do que institucional, é uma ação prática e necessária para ampliar a rede de apoio às mulheres e construir uma cidade com mais justiça e oportunidades para todas.”

Além de construir diretrizes para os próximos anos, o encontro em Mogi das Cruzes subsidiará planos e programas municipais em sintonia com as políticas estaduais e federais, o que promete garantir mais efetividade às ações de combate à violência, à desigualdade no trabalho, à exclusão educacional e à invisibilidade política das mulheres.

Festival da Mulher Negra Latino-Caribenha
Na esteira das ações afirmativas promovidas para as mulheres, a Secretaria da Mulher está programado para o dia 31 de julho o Festival da Mulher Negra Latino-Caribenha, no Centro Municipal de Formação Pedagógica (CEMFORPE). A ação multicultural está sendo planejada em celebração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha (25/7). O evento será uma ação conjunta com a Prefeitura de Mogi das Cruzes.

Programação da 4ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres de Mogi das Cruzes

Local: Escola Professora Marlene da Silva Maldonado – Jundiapeba

Programação
• 8h às 9h – Credenciamento
• 9h – Abertura e formação da mesa de trabalhos
• 9h30 às 10h10 – Participação da ministra das Mulheres, Márcia Lopes (online), e da jornalista e militante feminista negra, Juliana Gonçalves
• 10h10 – Apresentação do Monitor Municipal de Gênero e Desigualdade, com Jamile Santana (Secretaria de Governo e Transparência)
• 10h30 – Leitura do Regimento
• 10h50 às 12h30 – Discussão dos eixos temáticos
• 12h30 às 13h30 – Almoço
• 13h30 às 13h40 – Apresentação Cultural com Carla Pozo
• 13h40 às 15h00 – Plenária Final
• 15h00 às 15h45 – Eleição das Delegadas para a Conferência Estadual
• 16h00 – Encerramento

 

Publicado em: 17 de julho de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo