
Por enquanto, Mogi das Cruzes não sofreu um impacto significativo do surto de virose que atingiu o Litoral de São Paulo, nesses últimos dias, quando turistas e moradores, principalmente da Baixada Santista, reclamaram do aumento de casos após as festas de final de ano. Eles vêm relatando sintomas como vômito, dor abdominal e diarreia. Também afirmam estar sofrendo com hospitais lotados e falta de remédios em farmácias.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Mogi, entre os dias 29 de dezembro de 2024 e 5 de janeiro de 2025 houve aumento médio de 3% no número de atendimentos relacionados a viroses nos prontos-socorros e UPAs do município, com um total de 59 registros – nada que impactasse o atendimento, mas a Pasta seguirá monitorando essa questão, já que a maioria dos mogianos que desceu para a praia no fim de ano retornou neste domingo (5). Boa parte ainda segue por lá, aproveitando as férias escolares.
Em entrevista à Rádio Bandeirantes, o prefeito Alberto Mourão, de Praia Grande (SP), informou que cerca de sete mil pessoas foram atendidas nos três prontos-socorros da cidade no final de semana passado. Isso representa um aumento de 40% em relação ao mesmo período de 2024.
O número de casos total, no entanto, não foi informado pela secretaria. “De acordo com protocolo do Ministério da Saúde, não é necessário produzir a notificação dos casos de virose, somente em um quadro de surto, o que não condiz com o cenário atual do município”, diz a nota da prefeitura de Praia Grande.
Até então, apesar de naturalmente haver um aumento, não houve registro de surto nas praias de Bertioga e São Sebastião, destinos preferidos dos mogianos.
Virose
A virose é como se chama qualquer doença causada por um vírus que nem sempre pode ser identificado, embora os mais comuns sejam provocados por adenovírus e rotavírus. As principais viroses são respiratórias ou gastrointestinais. A transmissão ocorre pelas vias respiratórias, a partir de gotículas expelidas por tosse ou espirro, ou pelo consumo de alimentos contaminados por bactérias e outros microrganismos.
As viroses afetam principalmente o trato gastrointestinal [sistema digestivo]. Os principais sintomas são diarreia, febre, vômito, enjoo, falta de apetite, dor muscular, dor na barriga, dor de cabeça, secreção nasal e tosse, que podem durar entre um dia e uma semana. O principal tratamento é a hidratação.
Entre as principais formas de prevenção de viroses estão as práticas de higiene e consumo adequado de alimentos, lavando sempre as mãos antes e depois de utilizar o banheiro e ao manipular e preparar alimentos. Também é importante evitar a ingestão de alimentos mal cozidos e de água ou sucos de procedência desconhecida.