terça, 27 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Foto: Divulgação

Linha 11-Coral terá trecho interditado a partir desta segunda-feira (29); veja qual

A partir desta segunda-feira (29), os trens da Linha 11-Coral da CPTM não vão circular entre as estações Corinthians-Itaquera e Tatuapé. A interdição parcial vai até 7 de janeiro de 2026 e é necessária para a passagem do Tatuzão, tuneladora responsável pelas obras de ampliação da Linha 2-Verde do Metrô.

Como alternativa, os passageiros poderão utilizar a Linha 3-Vermelha do Metrô, que terá as integrações gratuitas abertas nas estações Corinthians-Itaquera e Tatuapé ao longo de toda a operação comercial. Esse trecho da Linha 3 começará a funcionar a partir das 4h para acompanhar o horário de funcionamento da Linha 11.

Entre os dias 29 de dezembro e 7 de janeiro, a Linha 11-Coral terá a operação dividida. Os trens circularão normalmente nos trechos entre Estudantes e Corinthians-Itaquera e entre Tatuapé e Palmeiras-Barra Funda. Não haverá circulação no trecho entre Corinthians-Itaquera e Tatuapé. Como alternativa, os passageiros deverão utilizar a Linha 3-Vermelha do Metrô, com integração gratuita nessas estações, podendo retornar à Linha 11-Coral em qualquer um dos dois pontos.

Durante a interdição, as integrações com a Linha 3-Vermelha estarão abertas a partir das 4h, mesmo horário de início da operação da CPTM. Entre 4h e 4h40, a Linha 3-Vermelha funcionará apenas no trecho entre Corinthians-Itaquera e Tatuapé; após esse horário, passará a operar em toda a sua extensão. A estação Brás também seguirá como opção de integração gratuita entre as duas linhas. Para os passageiros do trecho leste da Linha 11-Coral, a Linha 12-Safira é outra alternativa, com transferências nas estações Calmon Viana, Tatuapé e Brás.

Entre os dias 29 e 31 de dezembro e de 5 a 7 de janeiro, haverá reforço no atendimento aos passageiros com a operação do Paese, que contará com ônibus gratuitos nos horários de pico, realizando o trajeto entre Tatuapé e Corinthians-Itaquera pela Radial Leste.

A interdição é necessária para permitir a passagem da tuneladora Shield, conhecida como Tatuzão, que será responsável pela escavação dos túneis da ampliação da Linha 2-Verde.

O início da escavação ocorre em área de solo arenoso e próxima à via da Linha 11-Coral, na região da futura estação Penha, o que exige medidas adicionais de segurança. Durante esse período, o trecho ferroviário será desativado e o solo monitorado continuamente. Após ultrapassar a área da Linha 11-Coral, a tuneladora seguirá em direção ao poço de ventilação Soares Neiva, antes da futura estação Aricanduva.

As obras fazem parte da ampliação da Linha 2-Verde, que nesta primeira etapa vai ligar a Vila Prudente à Penha, com cerca de 8 quilômetros de extensão e oito novas estações, além da construção de uma nova estação da Linha 11-Coral na Penha. A expectativa é beneficiar mais de 300 mil passageiros por dia, ampliando as opções de deslocamento e redistribuindo a demanda do sistema metroferroviário.

 

Publicado em: 28 de dezembro de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo