terça, 27 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Vereadora Fernanda Moreno (Foto: CMMC)

Leis ampliam acessibilidade e reforçam direitos de pessoas com autismo e indivíduos com Parkinson

A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou, nesta semana, dois projetos de lei de autoria da vereadora Fernanda Moreno (MDB) voltados à inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e à identificação de indivíduos com doença de Parkinson.

O primeiro projeto garante a realização de sessões de cinema adaptadas para pessoas com TEA e suas famílias, em um ambiente mais acolhedor e acessível. Pela proposta, os cinemas da cidade deverão reservar, ao menos uma vez por mês, uma sala exclusiva para a chamada “Sessão Azul”, com condições especiais de exibição.

Essas sessões não poderão incluir propagandas, deverão permitir a entrada e saída do público durante toda a exibição, manter as luzes levemente acesas e o som reduzido. “O objetivo é proporcionar o acesso de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias a sessões exclusivas nos cinemas de Mogi das Cruzes”, justificou Fernanda Moreno. Segundo a vereadora, a iniciativa busca garantir o direito ao lazer e à convivência social por meio da experiência cinematográfica.

O texto aprovado também determina que as sessões sejam identificadas com o símbolo mundial do espectro autista, e que o valor dos ingressos não poderá ser superior ao das sessões regulares. O descumprimento da lei resultará em advertência na primeira ocorrência e multa em caso de reincidência, com valores dobrados a cada nova infração.

Durante a votação, uma emenda modificativa apresentada pela própria autora foi incorporada ao texto, atendendo à orientação da Procuradoria da Câmara. A alteração define que os cinemas devem realizar as sessões adaptadas “em dias e horários variados, de forma a facilitar o acesso das pessoas com TEA e suas famílias”.

“A gente sabe da questão sensorial das pessoas com TEA, relacionadas à luz e ao barulho. Então é muito importante que tenhamos sessões adaptadas para esse público, para que as mães possam levar seus filhos com tranquilidade ao cinema”, reforçou a parlamentar.

O segundo projeto aprovado institui o uso do “Cordão Tulipa Vermelha” como instrumento auxiliar de identificação e orientação de pessoas com doença de Parkinson no município. A iniciativa, inspirada no conhecido “Cordão Girassol”, busca promover mais empatia, segurança e atendimento adequado.

A doença de Parkinson (DP) é a segunda enfermidade neurodegenerativa mais comum no mundo, atrás apenas do Alzheimer. No Brasil, cerca de 200 mil pessoas convivem com a condição.

De acordo com a proposta, o cordão será uma faixa de tecido branco estampada com tulipas vermelhas, podendo conter um crachá com informações úteis. O uso é facultativo aos portadores, cuidadores e acompanhantes, com o objetivo de sinalizar restrições motoras, garantir atendimento preferencial e evitar constrangimentos em locais públicos.

“Nossa ideia é reforçar o cuidado e o respeito, principalmente quanto às necessidades e dificuldades enfrentadas pelos portadores da doença de Parkinson, em locais com grande fluxo de pessoas”, afirmou Fernanda Moreno.

O vereador Iduigues Martins (PT) destacou a importância da medida: “Quem não tem nenhum problema de saúde pode achar desnecessário, mas é uma medida importante, porque quem estiver se relacionando com essas pessoas vai saber que se trata de alguém com algum tipo de dificuldade motora”.

 

 

Publicado em: 10 de outubro de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo