A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou, durante a sessão ordinária desta terça-feira (19), o Projeto de Lei que institui na Cidade a “Semana de Prevenção à Endometriose e a Infertilidade”. De autoria do vereador Otto Rezende (PSD), a propositura tem como meta promover a conscientização sobre a doença, uma ginecopatia que pode causar manifestações dolorosas e infertilidade.
Segundo o PL, a “Semana de Prevenção à Endometriose e à Infertilidade” será realizada anualmente na segunda semana de março, mês em que se comemora o “Dia Internacional da Mulher”.
De acordo com o parlamentar, o evento vai proporcionar proteção e apoio às pacientes com endometriose e suas famílias, conscientizar as mulheres sobre a importância da adesão precoce ao tratamento e prestar informações sobre as alternativas para superar a infertilidade.
“Queremos sensibilizar o maior número possível de setores da sociedade no apoio a essas mulheres. Com o tratamento, é possível aliviar e reduzir a dor, reverter ou limitar a progressão da doença, preservar ou restaurar a fertilidade, evitar ou adiar a ocorrência da enfermidade”, comenta Otto Rezende.
A endometriose é uma ginecopatia que acomete mulheres em idade reprodutiva, desde a puberdade até a menopausa. A enfermidade consiste na presença do endométrio em locais fora do útero. Trata-se de uma doença progressiva capaz de provocar lesões no aparelho reprodutor, podendo causar dor e infertilidade.