
No fim de semana passado, o Ginásio Poliesportivo José Carlos Miller da Silveira, o Tuta, em Mogi das Cruzes, foi o palco de uma grande recepção para dois atletas do judô, os medalhistas olímpicos Bia Souza e William Lima – mogiano que conquistou a primeira medalha do Brasil (a de prata) na Olimpíada de Paris 2024.
O evento promovido pelo Sesc Mogi das Cruzes, como parte da programação do Sesc Verão, em parceria com a Prefeitura de Mogi das Cruzes, teve a participação de aproximadamente 2,5 mil pessoas, no sábado (11) e no domingo (12).
No sábado (11), a judoca Bia Souza participou de um bate-papo com o público presente. Na oportunidade, ela falou sobre sua trajetória e participou de um treinamento com jovens atletas de academias da região, uma parceria com a Federação Paulista de Judô.
“Acho incrível, porque eu já estive na posição deles. Muitos vieram para mim, foram minhas grandes inspirações e são até hoje. Isso é muito importante para eles acreditarem que é possível chegar, construir uma grande carreira e uma grande história dentro do esporte. Para mim, é uma honra poder estar nesta posição hoje”, disse a campeã olímpica, que também participou da equipe que conquistou o bronze por equipes.

Foto: Divulgação / PMMC
A prefeita Mara Bertaiolli e o vice-prefeito Téo Cusatis acompanharam o evento, no sábado. Mara destacou a importância da parceria entre a administração municipal e o Sesc de Mogi das Cruzes para fomentar o esporte na cidade e que o exemplo de Bia Souza pode servir como motivação para os atletas mogianos.
“Foi uma alegria imensa conhecer e receber a Bia Souza, medalhista olímpica de judô. Sua história de dedicação e superação é uma inspiração para todos nós e reforça o valor do esporte na transformação de vidas. Esse foi o primeiro grande evento da retomada da parceria entre a Prefeitura e o Sesc Mogi, um passo essencial para criar mais oportunidades e fortalecer o esporte na nossa cidade”, disse a prefeita.
Já na manhã deste domingo (12), foi a vez do mogiano William Lima participar da ação na Cidade. Ele também falou um pouco sobre sua trajetória no judô, destacando o seu início no esporte, aos seis anos, no projeto de iniciação desenvolvido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, no antigo Centro Esportivo do Socorro, e o caminho que o levou a conquista a medalha de prata na categoria 66 kg e medalha de bronze por equipes na Olimpíada de Paris.
“O esporte mudou a minha vida. Se não tivesse este investimento público, eu não teria esta oportunidade e não teria me tornado medalhista olímpico. O judô não só moldou a minha profissão, como minha vida e meu caráter”, destacou William.
Na sequência, foi realizado um Festival de Judô, com a participação de cerca de 300 jovens atletas, uma parceria com a Federação Paulista da modalidade.

Foto: Divulgação / PMMC














