terça, 27 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Foto: Divulgação

Jamile Santana, de Mogi das Cruzes, é escolhida para participar de programa da CGU e OEA

A Controladoria-Geral da União (CGU) e a OEA (Organização dos Estados Americanos) divulgaram a lista dos jovens profissionais selecionados para participar do Programa Fellowship OEA sobre Governo e Dados Abertos com foco em Mudanças Climáticas. A iniciativa busca fortalecer a governança democrática e enfrentar os desafios das mudanças climáticas por meio da transparência, da participação cidadã e da inovação em políticas públicas. De Mogi das Cruzes, a chefe de divisão de Transparência Pública, Jamile Santana, foi escolhida. 

De acordo com a Secretária Nacional de Acesso à Informação, Lívia Sobota, os resultados do processo apresentaram 25 jovens excepcionais que representam a riqueza e a complexidade do país: “Cada uma dessas candidaturas traz uma história de compromisso local e de visão global”. 

A comissão avaliadora, formada por membros da CGU, OEA, MMA (Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima), Embaixada da França e participantes brasileiros de outras edições do programa, selecionou 25 participantes, dentre mais de 350 inscrições recebidas, provenientes de todas as regiões do Brasil. “O número demonstra a potência da agenda de governo aberto em todo o Brasil e o crescente engajamento de jovens líderes do setor público, da sociedade civil, da academia e do setor privado nos temas de dados abertos e ação climática”, destaca a diretora de Governo Aberto e Transparência, Flávia Schmidt.  

Na seleção, foram observados o perfil de liderança, além de experiências em meio ambiente, dados abertos, participação cidadã, justiça social e transformação pública, além de critérios de equidade de gênero e raça e de diversidade regional. O grupo, formado por jovens entre 25 e 40 anos, reflete a pluralidade do Brasil, enriquecendo o diálogo e permitindo um olhar intersetorial para os desafios das mudanças climáticas e da transparência. A seleção, que conta com 17 mulheres e 8 homens, reforça também a liderança feminina em temas estratégicos do século XXI, além de valorizar a trajetórias de mulheres que abrem caminhos em espaços historicamente dominados por homens. 

A edição 2025 do Programa Fellowship OEA será iniciada ainda no mês de junho e os jovens profissionais participarão de quatro meses de trabalho intensivo, desenvolvendo soluções de impacto práticas e inovadoras voltadas para desafios climáticos reais. O objetivo é formar uma rede nacional de jovens líderes que possam influenciar o debate e a prática de Governo Aberto, Dados Abertos e Mudanças Climáticas em suas comunidades. 

O programa será realizado em um momento crucial para o Brasil, que sediará, em novembro, a COP 30 (30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas), evento que reunirá líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil para discutir ações de combate às mudanças do clima. 

 

 

Publicado em: 27 de junho de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo