
Itaquaquecetuba-SP recebeu o Selo Nacional – Compromisso com a Alfabetização, na categoria Ouro, um reconhecimento do governo federal às boas práticas educacionais dos municípios brasileiros. A Cidade do Alto Tietê, com cerca de 500 mil habitantes, atingiu 67% de alfabetização até o 2º ano do ensino fundamental em 2024, um avanço de 17 pontos percentuais em relação ao ano anterior.
O prefeito de Itaquá, Delegado Eduardo Boigues (PL), esteve em Brasília-DF para receber a premiação durante cerimônia realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), na noite de segunda-feira (10/2). O evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ministro da Educação, Camilo Santana (PT), entre outras autoridades. Das 5.571 cidades brasileiras, 2.592 conquistaram o selo na modalidade Ouro, por cumprirem as metas do Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada (CNCA).
O ministro Camilo Santana parabenizou pessoalmente Boigues pelo desempenho da rede municipal de ensino:
“Estou aqui com o prefeito de Itaquaquecetuba e com a equipe da Educação da Cidade para parabenizá-los pela conquista do Selo Ouro na alfabetização das crianças. Esse é o grande caminho para construirmos uma Educação de qualidade no nosso país”, afirmou.
Estratégias para a alfabetização
O avanço da alfabetização em Itaquá, de acordo com a Prefeitura, foi impulsionado por ações inovadoras na rede municipal de ensino. Um dos destaques é o programa Mentoria nas Escolas, que leva técnicos da Secretaria de Educação às unidades de ensino para acompanhamento pedagógico e avaliação individual dos alunos.

Outra iniciativa que contribuiu para os bons resultados, como destaca a gestão, é a adoção dos Cadernos Orientadores, material elaborado por professores da rede municipal, que define diretrizes e metas de curto, médio e longo prazo para a melhoria da aprendizagem.
Reconhecimento e compromisso
O prefeito Boigues celebrou a conquista ao lado da secretária municipal de Educação, Maria Cristina Perpétuo, da primeira-dama Mila Prates Boigues, do secretário municipal de Governo e Obras, Marcello Barbosa (Republicanos), e do vereador Romualdo Valdir da Silva (PSB). Ele ressaltou o empenho dos profissionais da educação e reafirmou o compromisso da gestão com a melhoria contínua do ensino na cidade:
“Este Selo Ouro é a confirmação de que estamos no caminho certo, transformando a Educação e garantindo um futuro brilhante para nossas crianças. A base de todo cidadão começa na escola, e nosso compromisso é valorizar tanto os estudantes quanto os profissionais da rede. Vamos continuar investindo para avançarmos ainda mais”, afirmou.
Premiação nacional
O Prêmio Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, instituído em 2024, tem o objetivo de garantir que os estudantes sejam alfabetizados até o final do 2º ano do ensino fundamental e recuperar a aprendizagem das crianças do 3º ao 5º ano impactadas pela pandemia da Covid-19.
Neste ano, 4.187 municípios receberam a certificação, sendo 2.592 na categoria Ouro, 1.062 na Prata e 53 na Bronze.














