
O Instituto do Teatro Brasileiro (ITB) está com inscrições abertas, até o dia 11 de maio, para novas turmas do PTAC – Práticas e Técnicas para as Artes Cênicas, que será realizado em Mogi das Cruzes. Gratuito e voltado à profissionalização, o programa oferece formações nas áreas de produção cultural, iluminação, sonorização e técnicas de palco. A iniciativa tem patrocínio da EDP, distribuidora de energia do Alto Tietê, por meio do ProAC ICMS, e apoio da Prefeitura de Mogi das Cruzes.
As inscrições podem ser feitas pelo site (www.itb.art.br). O curso é destinado a maiores de 18 anos com ensino médio completo, e acontecerá de 16 de junho a outubro. Ao todo, serão oferecidas 80 vagas, distribuídas entre as quatro áreas de formação.
“É uma alegria realizar a segunda edição do programa em Mogi das Cruzes. Aumentamos a capacidade de atendimento e contamos com uma equipe local cada vez mais preparada”, afirma o diretor pedagógico do ITB, Gabriel Fontes Paiva.
Com foco em jovens de baixa renda, recém-formados no ensino médio, o PTAC também atende artistas e técnicos em busca de atualização profissional. A formação totaliza 150 horas – sendo 110 horas de aulas e 40 horas de estágio supervisionado –, com aulas presenciais em espaços culturais da cidade e encontros on-line para troca de experiências entre os participantes.
“O apoio ao PTAC reforça nosso compromisso com o desenvolvimento social dos territórios onde atuamos. É uma forma de estimular a cultura e abrir portas para o mercado de trabalho”, destaca o diretor de ESG da EDP na América do Sul, Dominic Schmal.
O conteúdo é ministrado por um corpo docente de profissionais reconhecidos nas áreas técnicas e artísticas do setor cultural.
Impacto e resultados
Criado em 2022, o PTAC já passou por 17 cidades brasileiras, com mais de 20 mil inscritos no total – sendo 11 mil somente em 2024. Além da formação, o programa tem se destacado pela alta taxa de empregabilidade: 55% dos alunos conseguem colocação profissional em até três meses após a conclusão, com um piso salarial de R$ 2.800,00.
Mais do que capacitação técnica, o programa fortalece a economia criativa, incentiva a produção cultural local e valoriza a diversidade artística.
“O maior legado do PTAC é a rede que se forma. Criamos conexões com instituições locais, promovemos melhorias em infraestrutura, contratamos profissionais da região e geramos oportunidades reais para os alunos”, afirma André Prado, coordenador pedagógico do ITB.
O ITB também oferece o PTAC Continuado, uma comunidade voltada para ex-alunos, com foco na formação contínua, trocas profissionais e inserção no mercado. A previsão é reunir 650 participantes em 2025.
















