quarta, 18 de fevereiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Foto: Divulgação

Instituto do Teatro Brasileiro oferece cursos gratuitos em áreas técnicas e de artes cênicas

O Instituto do Teatro Brasileiro (ITB) está com inscrições abertas, até o dia 11 de maio, para novas turmas do PTAC – Práticas e Técnicas para as Artes Cênicas, que será realizado em Mogi das Cruzes. Gratuito e voltado à profissionalização, o programa oferece formações nas áreas de produção cultural, iluminação, sonorização e técnicas de palco. A iniciativa tem patrocínio da EDP, distribuidora de energia do Alto Tietê, por meio do ProAC ICMS, e apoio da Prefeitura de Mogi das Cruzes.

As inscrições podem ser feitas pelo site (www.itb.art.br). O curso é destinado a maiores de 18 anos com ensino médio completo, e acontecerá de 16 de junho a outubro. Ao todo, serão oferecidas 80 vagas, distribuídas entre as quatro áreas de formação.

“É uma alegria realizar a segunda edição do programa em Mogi das Cruzes. Aumentamos a capacidade de atendimento e contamos com uma equipe local cada vez mais preparada”, afirma o diretor pedagógico do ITB, Gabriel Fontes Paiva.

Com foco em jovens de baixa renda, recém-formados no ensino médio, o PTAC também atende artistas e técnicos em busca de atualização profissional. A formação totaliza 150 horas – sendo 110 horas de aulas e 40 horas de estágio supervisionado –, com aulas presenciais em espaços culturais da cidade e encontros on-line para troca de experiências entre os participantes.

“O apoio ao PTAC reforça nosso compromisso com o desenvolvimento social dos territórios onde atuamos. É uma forma de estimular a cultura e abrir portas para o mercado de trabalho”, destaca o diretor de ESG da EDP na América do Sul, Dominic Schmal.

O conteúdo é ministrado por um corpo docente de profissionais reconhecidos nas áreas técnicas e artísticas do setor cultural.

Impacto e resultados

Criado em 2022, o PTAC já passou por 17 cidades brasileiras, com mais de 20 mil inscritos no total – sendo 11 mil somente em 2024. Além da formação, o programa tem se destacado pela alta taxa de empregabilidade: 55% dos alunos conseguem colocação profissional em até três meses após a conclusão, com um piso salarial de R$ 2.800,00.

Mais do que capacitação técnica, o programa fortalece a economia criativa, incentiva a produção cultural local e valoriza a diversidade artística.

“O maior legado do PTAC é a rede que se forma. Criamos conexões com instituições locais, promovemos melhorias em infraestrutura, contratamos profissionais da região e geramos oportunidades reais para os alunos”, afirma André Prado, coordenador pedagógico do ITB.

O ITB também oferece o PTAC Continuado, uma comunidade voltada para ex-alunos, com foco na formação contínua, trocas profissionais e inserção no mercado. A previsão é reunir 650 participantes em 2025.

Publicado em: 6 de maio de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo