terça, 27 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Fotos: Luana Bergamini/Secop Suzano

Hospital Regional do Alto Tietê ganha 40 leitos de hemodiálise com investimento de R$ 11 milhões

Suzano conquistou nesta sexta-feira (26) um importante avanço na saúde: o governo do Estado confirmou a criação de 40 leitos de hemodiálise no Hospital Regional do Alto Tietê, com investimento de R$ 11 milhões e previsão de entrega até março de 2026. A nova ala vai beneficiar até 240 pacientes renais crônicos de Suzano e de todo o Alto Tietê. A unidade, que agora passa a se chamar Hospital Regional do Alto Tietê Deputado Estevam Galvão de Oliveira, presta homenagem ao ex-prefeito e ex-deputado estadual suzanense.

Luta histórica do também ex-prefeito suzanense e atual secretário do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo, Rodrigo Ashiuchi, a implantação do novo equipamento foi apresentada pelo secretário de Saúde do Estado, Eleuses Paiva, e pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado (Alesp), André do Prado, durante o evento de nomeação da unidade hospitalar, que fica no bairro Vila Amorim, que teve a presença do prefeito Pedro Ishi.

O hospital já realiza procedimentos e cirurgias de pacientes encaminhados pelo Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo (Siresp), antiga Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross).

De acordo com o secretário Eleuses Paiva, o novo serviço vai ampliar a rede de atendimento especializado na região. “Sinalizávamos a todos a importância de estruturar esse serviço. A hemodiálise está muito ligada à qualidade da água e precisamos ter uma estrutura muito boa para garantir segurança aos pacientes. Começamos a obra, o governador Tarcísio (de Freitas) colocou limites e temos até março para inaugurar. Serão 40 leitos aqui, com oportunidade de atender 240 pacientes renais crônicos”, declarou.

Paiva também detalhou os avanços que Suzano apresentou desde que a gestão Tarcísio de Freitas assumiu o governo do Estado, em 2023, e elogiou o desempenho que a cidade vem apresentando na área da Saúde. “Temos muita alegria com as respostas da Saúde de Suzano. A cidade realizava, em média, 887 cirurgias eletivas. Hoje, três anos depois, saltamos para 1.744. Também duplicamos a oferta de procedimentos de urgência, que subiram de 4,3 mil em 2022 para 9.390 agora, um aumento de 120%. Agradeço a toda a equipe da Saúde por termos condições de apresentar números como esses”, destacou.

O presidente da Alesp ressaltou que a entrega dos leitos atende a uma antiga reivindicação da região. “Desde a abertura, tínhamos o compromisso de entregar vagas de hemodiálise. Sabemos da importância e da necessidade. O ex-prefeito Rodrigo Ashiuchi lutou muito por isso e o Pedro Ishi, que na época era secretário de Saúde e hoje é prefeito, também reforçava constantemente a urgência de garantir esses leitos. É uma conquista coletiva para Suzano e para toda a região”, disse.

Fundamentais para o tratamento de pacientes com insuficiência renal, os novos leitos de hemodiálise do hospital vão garantir que mais pessoas tenham acesso rápido e contínuo ao procedimento de substituição artificial das funções dos rins, reduzindo filas de espera e melhorando a qualidade de vida de quem depende desse cuidado na cidade para sobreviver.

Rodrigo Ashiuchi destacou o aspecto humano da conquista. “Quero agradecer pela confiança dos colaboradores e da população pela continuidade de um trabalho iniciado há quase nove anos. Esse complexo vem para somar com a saúde de Suzano. Meu pai passou quase cinco anos fazendo hemodiálise e sei muito bem o sofrimento que isso traz. Ver essa estrutura chegar à nossa cidade é uma vitória para milhares de famílias”, emocionou-se.

Por sua vez, o prefeito Pedro Ishi celebrou a notícia e ressaltou os avanços recentes na saúde municipal. “Sei o quanto é trabalhoso evoluir na saúde, mas Suzano tem dado passos largos. Durante a pandemia (de coronavírus – Covid-19), o HRAT foi essencial para atender nossa população e hoje ampliamos para um novo patamar com os leitos de hemodiálise. Em breve vamos inaugurar também uma nova UBS no bairro Cidade Edson. Tenho certeza de que, de onde estiver, o Estevam Galvão está muito feliz ao ver este hospital receber seu nome e avançar com novos serviços para a população”, afirmou.

 

Publicado em: 26 de setembro de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo