
A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e com apoio da Guarda Ambiental, resgatou 46 pássaros silvestres que eram mantidos ilegalmente em cativeiro em uma residência no bairro Monte Belo. A operação foi realizada após denúncias.
No local, as aves – incluindo espécies como trinca-ferro, azulão, corrupião e coleirinho – estavam engaioladas, e algumas corriam risco de extinção. Todos os animais foram encaminhados ao Centro de Recuperação de Animais Silvestres (CRAS-PET), no Parque Ecológico do Tietê, para avaliação veterinária e reabilitação.
A Delegacia do Meio Ambiente (DICMA) está investigando o caso. Segundo a Lei de Crimes Ambientais (9.605/98), a criação de aves silvestres sem autorização do Ibama pode acarretar detenção de seis meses a um ano, além de multa.
“A posse ilegal de animais silvestres compromete o equilíbrio ambiental e pode levar algumas espécies à extinção. Nossa fiscalização está atenta para coibir esse crime”, destacou a secretária de Meio Ambiente, Yasmim Zampieri.
O prefeito Eduardo Boigues reforçou o compromisso da cidade na proteção da fauna: “A criação de aves em cativeiro só é permitida com autorização ambiental. Estamos vigilantes e contamos com o apoio da população para denunciar esses crimes”.
Denúncias de crimes ambientais podem ser feitas à Guarda Ambiental pelo telefone 153.