terça, 27 de janeiro de 2026 Anuncie
Vanguarda Alto Tietê
Foto: Divulgação/Secop Suzano

Grupamento de Proteção Ambiental apreende 22 pássaros silvestres e devolve carcará à natureza

O Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) da Guarda Civil Municipal (GCM) apreendeu 22 pássaros silvestres, sendo 17 coleirinhas, três bigodinhos, um tico-tico e um tizil, durante patrulhamento na região do Raffo na última terça-feira (18), e, horas depois, realizou a soltura de um carcará em área de mata na região do Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras-SP), onde os pássaros apreendidos foram entregues.

Os dois atendimentos ocorreram com poucas horas de diferença e demonstram o trabalho preventivo e fiscalizatório do GPA, que atua no enfrentamento ao tráfico de fauna e no resgate de animais que necessitam de reabilitação ou reintegração ao habitat natural.

A primeira ação ocorreu às 13h10, na rua Joel Gomes Barbosa, quando a equipe avistou diversas gaiolas com aves na garagem de uma residência. Os agentes retornaram para averiguação e foram recebidos pelo proprietário, que autorizou a entrada. Questionado sobre a documentação obrigatória para criação das espécies, o morador não apresentou nenhuma comprovação. No total, 22 pássaros silvestres foram encontrados no local.

Diante do flagrante, os agentes enquadraram o responsável no artigo 29 da Lei Federal 9.605/98, que trata de crimes contra a fauna. Ele foi conduzido à Delegacia de Crimes Contra o Meio Ambiente (Dicma), de Mogi das Cruzes, e permaneceu à disposição da Justiça. As aves foram encaminhadas ao Cetras-SP, onde receberam manejo especializado e atendimento necessário.

No mesmo atendimento, a equipe foi acionada pelo centro de triagem para realizar a soltura de um carcará reabilitado. A ave foi levada a uma área de mata na região do Parque Ecológico do Tietê, na zona leste de São Paulo, onde foi reintegrada ao ambiente natural.

O secretário municipal de Segurança Cidadã, Francisco Balbino, destacou a importância das ações conjuntas. “O trabalho do GPA é fundamental para combater o comércio ilegal de animais e garantir que a fauna nativa receba o tratamento adequado. Ao apreender espécies mantidas irregularmente e apoiar a soltura de animais reabilitados, reforçamos nosso compromisso com a preservação ambiental e a proteção da vida silvestre”, afirmou.

A GCM reforça que denúncias anônimas podem ser feitas pelos telefones 153 e (11) 4746-3297.

 

Publicado em: 24 de novembro de 2025

Anúncio - 636x167- UEDA - posição 1 Anuncio - 636x167- Empresa - posição 2

Videos

Capa do vídeo

É Vanguarda entrevista a vereadora Inês Paz (Psol)

Capa do vídeo

Entrevista com Romildo Campello (Especialista em meio ambiente)

Capa do vídeo

Entrevista com Paulino Namie, Professor da Associação Namie de Judô

Capa do vídeo

Entrevista com Dra. Rosana Pieruceti, advogada e presidente da ONG Recomeçar

Capa do vídeo

Entrevista com Francimário Farofa Presidente da Câmara de Mogi das Cruzes

Capa do vídeo

Entrevista com Alessandra Shimomoto líder do Renova BR e presidente do Movimento Vai Ter Mulher Sim

anuncio 636 x 167 posição 3 | i love mogi
anuncio 636 x 167 posição 4

Economia

Horóscopo