
O Governo de São Paulo anuncioi a abertura de concurso público com 4,4 mil vagas para soldados de 2ª classe da Polícia Militar. A autorização foi publicada nesta terça-feira (15), no Diário Oficial do Estado, e representa mais uma etapa da estratégia estadual para reforçar a segurança pública nos municípios paulistas.
Serão lançados dois editais, com 2,2 mil vagas cada: o primeiro com inscrições previstas para agosto de 2025 e o segundo para janeiro de 2026. O salário inicial para o cargo é de R$ 4.825,21.
Os candidatos devem ter entre 17 e 30 anos, estar em dia com obrigações eleitorais e militares, e atender a critérios de altura mínima (1,55m para mulheres e 1,60m para homens). O processo seletivo terá cinco fases: provas de conhecimento, exame psicológico, avaliação física, verificação de conduta social e reputação, além da análise de documentos.
A expectativa é de que os novos concursos ajudem a reduzir o déficit histórico no efetivo da Polícia Militar em cidades como Mogi das Cruzes, que há anos sofre com a baixa quantidade de policiais em patrulhamento ostensivo. Desde 2023, o Governo de São Paulo já abriu 14,4 mil vagas para a PM. Do total, 7,3 mil policiais foram formados, incluindo 101 tenentes da área da saúde, e outros 3,5 mil soldados e 645 alunos-oficiais seguem em formação.















